Índice - CGI.br - Pautas e Atas das Reuniões Ordinárias
                    2001
                    
                  
                  
                - Apresentação das principais características do Domain Name System (DNS) e aspectos relativos a sua segurança, com vistas a preparação dos conselheiros para a próxima reunião da ICANN, cuja pauta está voltada exclusivamente para o aspecto da segurança e estabilidade da Internet mundial.
 - Apresentação do Serpro sobre código de procedimento de segurança.
 
- A reunião contou com a presença do Secretário Executivo do MCT, Dr. Carlos Américo Pacheco, que tratou do tema "Institucionalização do CGI.br" sob o ponto de vista do Governo.
 - Relato da participação brasileira na reunião da ICANN em Montivideo, Uruguai.
 - O Comitê Gestor iniciou uma discussão sobre a possibilidade de se instalar um root server no país.
 - Foi ampliado de um para 10 o limite para registro de nomes de domínios de pessoas físicas.
 
- Revisão do estatuto do CGI.br
 - Instalação do centro operacional do LACNIC e ampliação da infra-estrutura de atendimento do Registro.br
 - Criação do DPN .coop.br .
 
- Apresentação do Dr. Miguel Teixeira de Carvalho sobre a infra-estrutura de chaves públicas brasileira (ICP-Brasil).
 - Apresentação do Prof. Michael Stanton sobre a transmissão de dados por rádio na faixa de 5 GHz e suas aplicações ISM - Industrial, Scientific e Medical
 - Andamento do processo de institucionalização do Comitê Gestor.
 - São Paulo Digital.
 
- GAG/ICANN.
 - Andamento do processo de institucionalização do Comitê Gestor.
 - Informes do Registro.br
 
- Andamento do processo de institucionalização do Comitê Gestor.
 - Relato da visita do ARIN ao Registro.br, em abril.
 - Informes do Registro.br.
 - Parecer sobre PL 2.231/99.
 - Participação do NBSO nas reuniões do CGSI.
 
- Recomendada a revisão do prazo para o recebimento de declarações das empresas estrangeiras interessadas em registrar nomes de domínios no Brasil.
 - Determinada a redução do prazo para liberação do próximo lote de domínios "congelados" de 60 para 30 dias após o seu anúncio.
 - Foi apresentada as conclusões dos estudos realizados pelo Grupo de Trabalho de Propriedade Intelectual, instituído com a finalidade de analisar soluções para os conflitos com nomes de domínios e marcas.
 - Aprovada a manutenção do projeto OVNI (Oficina Virtual na Internet), do GT-RH, que anunciou a realização de um curso à distância sobre gerência de redes previsto para maio. Também foi aprovado recursos para a organização de um workshop sobre tecnologias utilizadas em ensino à distância.
 
- Foi distribuída uma nova versão do estatuto, revisada com as modificações sugeridas na reunião anterior que, após sua aprovação final pelo conselho, teve suas páginas rubricadas pelos conselheiros presentes.
 - O Comitê Gestor manteve a obrigatoriedade de recadastramento de todos os nomes diretamente registrado sob o .br e especificou as condições da utilização do DPN .edu.br.
 - Aprovada o processo de liberação de nomes domínios congelados e as regras para o registro de domínios para empresas estrangeiras.
 
- O Dr. Ivan Moura Campos fez um relato sobre a apresentação feita ao Presidente da República, no final de janeiro, a respeito do protótipo de uma solução de software e hardware para universalização de acesso a Internet.
 - Aprovada a liberação de recursos para a realização de um workshop de software e arquiteturas que irá reunir as pesquisas na área de sistemas operacionais e softwares abertos visando o desenvolvimento do projeto de universalização de acesso.
 - Devido aos desentendimentos dos alcances da decisão de fechamento do registro de domínios diretamente sob o .br e a ativação do DPN .edu , foi criado um Grupo de Trabalho para estabelecer, juntamente com a comunidade acadêmica, as regras de transição que atendam melhor aos anseios de todos e contornem os problemas enfrentados na árvore de domínios brasileira.
 - Depois de um amplo debate sobre aspectos da institucionalização do CGI.br, o Comitê Gestor aprovou modificações e concluiu a minuta do seu estatuto.
 
- Foi instituído um grupo de trabalho para tratar do tema "universalização do acesso".
 - Apresentação do relatório de progresso do projeto "estratégias de produtos e serviços para universalização de acesso a Internet". A apresentação já foi realizada por meio de um protótipo do equipamento financiado pelo CGI.br
 - Avançou-se nas discussões sobre a institucionalização do Comitê Gestor, buscando consenso do modelo ideal para a composição do conselho de administração da nova organização.
 
          
      