Índice - CGI.br - Reuniões Ordinárias
1997
- Escolha do novo coordenador do GT de Engenharia de Redes: foi indicado para coordenar o GG de Engenharia de Redes/GTER o Dr. José Luiz Ribeiro, em substituição ao coordenador Dr. Tadao Takahashi.
- Criação do GT de Segurança em Redes: Foi proposto a criação de um novo GT sob o nome de Segurança em Redes/ GTSR, que seria o subgrupo de Segurança em Redes do GTER, elevado ao Status de GT.
- Discussão sobre Jogos na Web.
- Entrada em Operação do Novo Sistema de Registro de Domínio: Foi confirmado pelo Prof. Hartmut Richard Glaser, para a semana de 15 a 19/12, a entrada em operação do novo Sistema de Registro de Domínios, quando se iniciará a atualização do cadastro de domínios.
- Providências sobre a instalação dos PTTs.
- Situação de Conectividade de Backbones.
- Implantação de novos DPNs:
.art - Artes, música, pintura, folclore e etc.;
.esp - Esportes em geral;
.ind - Organizações industriais;
.inf - Provedores de informações;
.psi - Provedores de serviço Internet;
.rec - Atividades de entretenimento, diversão, jogos e etc.;
.etc - Atividades não enquadráveis nas demais categorias;
.tmp - Uso para eventos de duração limitada ou temporária;
- O Dr. Demi Getschko fez um relato sobre a reunião "Domínio x Propriedade Intelectual", ocorrida na cidade de Genebra, Suíça, em setembro deste ano. Ele salientou que o acordo dos novos "Top Level Domains" internacionais, TLDs, terá validade a partir de 15 de janeiro de 1998, mas para conseguir o registro de um TLD a empresa terá que comprovar o alcance internacional do seu nome ou marca.
- Emitido parecer da Procuradoria Jurídica do MCT sobre a aplicabilidade do benefício diante da nova Lei Geral de Telecomunicações. Ficou decidido que enquanto a regulamentação da Lei Geral de Telecomunicações não estiver implementada, as solicitações sobre o direito a pleitear Tarifa Especial serão analisadas caso a caso, conforme demanda, por parte dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações.
- Em relação ao domínio do tipo .nom a ser futuramente utilizado por pessoas físicas, o CGI.br decidiu que sua criação ainda deve continuar em análise, mas que quando viabilizado deverá permitir o registro de apenas um nome por CPF.
- Foram apresentados novos membros do Comitê Gestor: Airton Luciano Aragão, Fábio Marinho e Raphael Mandarino Júnior que, conforme Portaria Interministerial Número 408, de 22 de agosto de 1997, são os novos representantes do Ministério das Comunicações, dos provedores de serviços e da comunidade de usuários, respectivamente.
- Relato de assuntos pendentes do GT-Engenharia e Operação de Redes: a) Instalação de PIRs, b) Segurança e c) Obtenção de dados estatísticos
- Relato sobre a participação de membros do CGI.br no I Fórum de Ciência, Tecnologia e Informática, promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e pela Subcomissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara dos Deputados.
- Relato sobre o I Congresso Nacional Internet, Software e Direito.
- Ficou decidido que a implantação da nova regra para registro de domínios no Brasil se dará assim que forem feitas modificações no sistema da FAPESP. As empresas passam a ter direito à aquisição de 1(um) mais 9 (nove) nomes por CGC, ao invés de apenas 1 (um) como determinava a regra anteriormente.
- Aprovação de novos DPNs (Domínios de Primeiro Nível): .art, .esp, .ind, .inf, .psi, .rec, .tmp, .etc ).
- Decidido que apenas o apenas o GT de Engenharia de Redes e o GT de Economia permanecerão vinculados ao Comitê Gestor. Os demais GTs continuarão sendo financiados, dentro do âmbito de atividades relacionadas a sua função, pelo MCT e por outros ministérios.
- Ficou definida a realização de um conjunto de eventos sobre a Internet destinados a deputados, senadores e assessores. Essa mesma discussão será feita com outros setores da sociedade, primeiramente com o Judiciário.
- Aprovada a versão final do Ato Normativo Nº 02, que diz respeito à regulamentação dos Pontos de Interconexão de Redes Internet - PIR.
- Aprovação do domínio .nom.br, para registro de pessoas físicas em geral (incluindo profissionais liberais).
- Definidas regras para acelerar a tramitação de pedidos de registros de mais de um nome de domínio para um único CGC.
- O Comitê decide que não será feito um recadastramento, mas sim uma atualização nos nomes de domínio registrados e, também, criar um grupo de trabalho para estudo da criação do .nom e de seu serviço de administração.
- O Dr. Demi Getschko distribui para os membros do Comitê Gestor o texto intitulado "Regras para Distribuição de Números IP no Brasil" sobre o qual discorre longamente. A partir deste texto será criado o Ato Normativo Nº 03 que regerá sobre Endereçamento IP.
- O Dr. José Luiz Ribeiro, representando o GT de Engenharia de Redes, apresenta a minuta do Ato Normativo Nº 02 que diz respeito a definição dos Pontos de Interconexão de Redes na Internet brasileira.
- Distribuição de minuta sobre serviço de Internet via cabo pelo representante do Ministério das Comunicações.
- Apresentação de um resumo da minuta do convênio entre o Comitê Gestor e a FAPESP para a operação dos serviços de registro de nomes de domínio e distribuição de endereços IP, destacando-se os pontos relativos às responsabilidades de competência ambas as partes.
- O Comitê resolve avaliar a oportunidade de aplicar ao domínio .br algumas das novas formas de registro que começam a ser testadas nos Estados Unidos da América no segundo semestre desse ano. Trata-se basicamente de examinar a criação de mais domínios de nível mais alto (TLD - Top Level Domains) em adição aos hoje existentes, como forma de diminuir os conflitos potenciais no registro de nomes.