Comissões de Trabalho - Indicadores
Comissões de Trabalho
Comissão de Trabalho sobre Indicadores do CGI.br
Introdução
A sociedade da informação é hoje uma realidade inquestionável para uma parcela significativa da população brasileira. À medida que ela se desenvolve, cresce a preocupação do governo e de parcelas organizadas da sociedade civil em relação ao acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs), consideradas atualmente um pressuposto para a participação democrática na sociedade.
Para a elaboração de políticas públicas que garantam esse acesso, assim como para acompanhar, monitorar e avaliar o impacto sócio-econômico das TICs, se faz necessária a coleta e divulgação de dados e indicadores confiáveis a respeito da disponibilidade, uso e penetração da internet no país.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, enquanto coordenador das iniciativas de serviços Internet no país, tem como uma de suas principais atribuições coletar e disseminar informações sobre os serviços internet. Esses dados e indicadores são fundamentais para medir o progresso do uso das TICs no Brasil, e também para permitir a comparabilidade da realidade brasileira com outros países.
Objetivos
Os objetivos específicos da CT-Indicadores são:
- Produzir e divulgar indicadores oficiais sobre penetração e uso da internet, com periodicidade
- Fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso às TICs no Brasil
- Acompanhar, monitorar e avaliar o impacto sócio econômico das TICs
- Permitir a comparabilidade da realidade brasileira com outros países
Membros
Os membros do CT-Indicadores são:
- Rogério Santanna dos Santos (coordenador)
- Antenor Correa
- Antonio Tavares
- Carlos Afonso
- Cássio Vecchiatti
- Plinio Aguiar
- Hartmut Glaser
- Mariana Balboni
Iniciativas em andamento
1. Pesquisa Específica TIC DOMICÍLIOS
Questões detalhadas sobre penetração e uso da Internet em domicílios, incluindo comércio eletrônico, segurança e motivos do não uso
Periodicidade: anual2. Pesquisa Específica TIC EMPRESAS
Questões detalhada sobre penetração e uso da Internet em empresas
Periodicidade: anual3. Módulo TIC na PNAD 2005
Inclusão de um módulo com questões básicas sobre penetração e uso da Internet na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD
- Módulo com 23 questões
- 140 mil domicílios serão entrevistados
- Resultados em fevereiro de 2007
4. Parceria com IBOPE
Divulgação de indicadores periódicos produzidos pelo Ibope//NetRatings sobre acesso à internet no mundo e no Brasil, e séries históricas de internautas ativos e horas navegadas desde 2000 .