Comissões de Trabalho - Indicadores

Comissões de Trabalho

Comissão de Trabalho sobre Indicadores do CGI.br



Introdução

A sociedade da informação é hoje uma realidade inquestionável para uma parcela significativa da população brasileira. À medida que ela se desenvolve, cresce a preocupação do governo e de parcelas organizadas da sociedade civil em relação ao acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs), consideradas atualmente um pressuposto para a participação democrática na sociedade.

Para a elaboração de políticas públicas que garantam esse acesso, assim como para acompanhar, monitorar e avaliar o impacto sócio-econômico das TICs, se faz necessária a coleta e divulgação de dados e indicadores confiáveis a respeito da disponibilidade, uso e penetração da internet no país.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, enquanto coordenador das iniciativas de serviços Internet no país, tem como uma de suas principais atribuições coletar e disseminar informações sobre os serviços internet. Esses dados e indicadores são fundamentais para medir o progresso do uso das TICs no Brasil, e também para permitir a comparabilidade da realidade brasileira com outros países.


Objetivos

Os objetivos específicos da CT-Indicadores são:

  • Produzir e divulgar indicadores oficiais sobre penetração e uso da internet, com periodicidade
  • Fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso às TICs no Brasil
  • Acompanhar, monitorar e avaliar o impacto sócio econômico das TICs
  • Permitir a comparabilidade da realidade brasileira com outros países


Membros

Os membros do CT-Indicadores são:

  • Rogério Santanna dos Santos (coordenador)
  • Antenor Correa
  • Antonio Tavares
  • Carlos Afonso
  • Cássio Vecchiatti
  • Plinio Aguiar
  • Hartmut Glaser
  • Mariana Balboni


Iniciativas em andamento

1. Pesquisa Específica TIC DOMICÍLIOS
Questões detalhadas sobre penetração e uso da Internet em domicílios, incluindo comércio eletrônico, segurança e motivos do não uso
Periodicidade: anual

2. Pesquisa Específica TIC EMPRESAS
Questões detalhada sobre penetração e uso da Internet em empresas
Periodicidade: anual

3. Módulo TIC na PNAD 2005
Inclusão de um módulo com questões básicas sobre penetração e uso da Internet na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD

  • Módulo com 23 questões
  • 140 mil domicílios serão entrevistados
  • Resultados em fevereiro de 2007

4. Parceria com IBOPE
Divulgação de indicadores periódicos produzidos pelo Ibope//NetRatings sobre acesso à internet no mundo e no Brasil, e séries históricas de internautas ativos e horas navegadas desde 2000 .