Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 29 de julho de 1998

Reunião de 29 de julho de 1998

Local: São Paulo - SP
Participantes
Membros:
Roberto Pinto Martins, Fábio Marinho, Liane Tarouco, Cássio Vecchiatti, Demi Getschko
Assessores:
José Maria Gomes Martins (MCT) e Hartmut Richard Glaser (FAPESP)

Principais Decisões

1. Backup de Segurança - foi decidido que deve haver um sistema de contingência, com atualização periódica e on-line dos dados, para que no caso de um sinistro no sistema de registro de domínios e atribuição de endereços IP, este não sofra solução de continuidade. O POP da RNP de Brasília hospedará esse sistema; e serão tomadas as providências para a implantação de tal sistema.

2. Domínio de pessoas físicas - foi decidido que o domínio de pessoas físicas seguirá a seguinte regra: o nome solicitado é registrado como domínio de segundo nível e deve sempre ser complementado com um domínio de terceiro nível, de no mínimo dois caracteres, ficando limitado em 26 caracteres alfanuméricos o total de caracteres do segundo e terceiro níveis. A data para início de registro do domínio .nom.br é 01 de setembro de 1998.

3. Avaliação da evolução da Internet Brasil - está claro para os membros do CGI.br que a falta de Ponto de Troca de Tráfego - PTT, está prejudicando o desempenho da Internet Brasil como um todo, e que ações no sentido da implantação desses PTTs devem ser tomadas com a máxima urgência pelo CGI.br.

4. Situação dos domínios brasileiros - os domínios classificados como não atualizados inoperantes (2.025 domínios), devem ser "congelados" por 90 dias e depois liberados para uso por terceiros; quanto aos não atualizados operantes (3.535 domínios), será publicado em dois diários de circulação nacional um aviso a ser preparado pela FAPESP, alertando sobre a necessidade de atualização dos dados desses registros e do pagamento dos valores referentes ao registro e manutenção do domínio até 28 de agosto, sob pena dos mesmos serem cancelados. A presença de registros não atualizados na base, impede que se implante o sistema de "domínio reverso", extremamente importante para a qualidade da Internet Brasil, pois pode facilitar a identificação da origem de ataques à rede; quanto aos atualizados inoperantes (34 domínios): os domínios nesta situação, se tiverem pago os valores de registro e manutenção mesmo que estejam assim a mais de 180 dias, não devem ser "congelados". Neste item também foi decidida a implantação da monitoração ativa dos DNS. Quanto aos domínios .gov, .mil e .edu (total de 756 domínios), na próxima reunião do CGI.br, se decidirá as ações a serem tomadas com relação às respectivas cobranças. Também ficou estabelecido que o CGI.br trabalhará no sentido de estabelecer um plano de ação prevendo a promoção de eventos ligados a Internet.

5. Dados de registros de domínios - foram também apresentados dados atualizados referentes ao registro de domínios como segue: até 28/07/98 haviam sido contabilizados 52.386 domínios registrados, representando 35.884 empresas e filiais , 658 profissionais liberais e 63 entidades sem CGC (consulados, ONGs, etc..).


Roberto Pinto Martins
Coordenador do CG 

José Maria Gomes Martins
Secretário da Reunião