Ata da Reunião de 15 de abril de 1998
Reunião de 15 de abril de 1998
1 - Resolução 001 - Roberto Martins
Foram discutidos dois documentos: a Resolução 001 e a Resolução 002. A primeira, oficializa e esclarece quais são as regras para cobrança de taxas por parte da FAPESP. Foram acertados os últimos detalhes do documento que será disponibilizado nos próximos dias no site do Comitê Gestor.
O segundo documento contém uma síntese de todas as decisões tomadas pelo Comitê desde 1995. Durante a reunião, a Resolução Nº 2 foi editada pelos membros do Comitê Gestor e em breve, estará disponível na homepage do CGI.br. O objetivo é divulgar as ações do CGI.br de forma mais resumida para facilitar o acesso dos usuários a essas informações.
2 - Apresentação GT de Segurança na Internet
O Grupo de Trabalho Segurança de Redes foi criado oficialmente e já definiu algumas de suas atividades. Esse grupo já trabalhava desde a criação do Comitê como sub-grupo do GT Engenharia de Redes com atuação mais discreta. A partir de agora, o Comitê Gestor fornecerá apoio mais efetivo a essa área com o objetivo de evitar o aumento de problemas de Segurança e Privacidade na Rede Brasileira
O representante dos provedores de acesso no CGI.br, Dr. Fábio Marinho, ressaltou durante a reunião que o setor tem sido vítima de ataques e invasões de banco de dados, um problema que vem preocupando os provedores principalmente nos últimos 8 meses, quando os ataques têm sido mais constantes.
O Representante dos Usuários do CGI.br, Dr. Raphael Mandarino, esclareceu no encontro que o objetivo do novo Grupo de Trabalho não é punir já que isso fica a cargo da justiça comum. Sua atribuição principal é ir em busca dos usuários que praticam atos ilegais ou anti-éticos, informar a comunidade Internet, disponibilizando essas informações e orientar os usuários brasileiros sobre o que fazer em determinadas situações para evitar esse tipo de problema de invasão e danos causados a sites que são vitimas desse tipo de ato.
Ficou decidido que um ou dois membros do GT de Segurança ficarão fisicamente instalados na FAPESP para facilitar o trabalho do grupo que precisa ter acesso rápido à base de dados da Fundação. Os membros do GT perdem muito tempo à procura dos responsáveis e com o apoio do Comitê, através da FAPESP, esse processo vai ocorrer mais rapidamente.
As informações adquiridas pelo GT serão disponibilizadas em um site específico do Grupo de Trabalho que ficará disponível no website do CGI.br no link "Grupos de Trabalho"..
Entre as atribuições do GT Segurança de Redes estão:
- Criação de um sistema de divulgacão emergencial de informações de segurança/furos de segurança, entre outras outras.
- Criação de um histórico comum de incidentes que possa ser acessado para que os provedores de backbone se protejam preventivamente
- Criação de recomendações de procedimentos para orientar os usuários em geral
A primeira reunião do GT Segurança de Redes foi marcada para o dia 12 de maio às 14h00 na sede da FAPESP, em São Paulo.
3 - Assuntos Gerais
Dr. Raphael Mandarino solicitou ao representante de provedores de acesso, Dr. Fábio Marinho, que finalize o texto sobre filtros que bloqueiam o acesso a sites especificados pelo usuário. Essa decisão foi tomada na reunião de fevereiro/98 a partir de uma solicitação Procurador-Geral da Justiça Ministério Público do Rio de Janeiro, Dr. Hamilton Carvalho, questionando a posição do CGI.br sobre jogos de azar na Rede. Dr. Fábio Marinho esclareceu que o documento será entregue na próxima reunião do Comitê para análise final e posterior disponibilização na homepage do CGI.br.
Roberto Pinto Martins
Coordenador do CG
Raphael Mandarino Junior
Secretário Executivo do Comitê Gestor