Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 13 de março de 1996

Reunião de 13 de março de 1996

1) O CGI.br discute a versão preliminar do relatório preparado pelo Secretário Executivo e que deverá ser apresentado nos Ministérios da Ciência e Tecnologia e de Comunicações. Prof. Lucena apresenta o relatório aos membros do CGI.br anunciando que foram utilizadas basicamente duas fontes de informação para os dados estatísticos que constam do relatório: repositórios na WWW e palestras proferidas ao longo do ano passado por Prof. Lucena e Dr. Ivan Campos. O relatório começa pela sistemática de funcionamento do Comitê Gestor, relata a criação dos Grupos de Trabalho e o volume de trabalho que esta estrutura comporta entre outras coisas. O CGI.br discute longamente os itens do referido relatório e fica acertado que os membros do CGI.br mandarão suas contribuições até o final da próxima semana ao Secretário Executivo que fará as alterações necessárias para a divulgação da versão final do mesmo até o final do mês de março. 

2) O especialista em redes do Comitê Gestor relatou aos presentes a solução sobre o problema da baixa velocidade no link RNP/EMBRATEL até o início deste mês. Como o gargalo existente estava ficando cada vez mais estreito e a EMBRATEL afirmava só poder apresentar uma solução com prazo até 15 de março, o coordenador geral da RNP, Tadao Takahashi solicitou, em meados de fevereiro, à EMBRATEL o desligamento do link de 64k que operava criticamente e trazia enormes prejuízos para as duas redes. O roteamento entre ambas passou a ser feito via Estados Unidos. Esta situação perdurou por uma semana. Em 6 de março passado a EMBRATEL colocou no ar, finalmente, o link a 2M entre seu ponto de presença e o da RNP no Rio de Janeiro. A solução encontrada foi usar uma linha de 2M que estava alugada à FAPERJ (mas que ainda não estava sendo usada) que gentilmente, por ordem do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro Prof. Eloi Fernandez Y Fernandez, foi cedida à EMBRATEL. Assim, desde a segunda semana de março o link RNP/EMBRATEL no Rio de Janeiro já opera a 2M.

3) A coordenação do Comitê Gestor e sua Secretaria Executiva apresentaram um documento de discussão sobre "As Metas do CGI.br para o Ano de 1996":

  • Organizar e instalar 3 Pontos de Interconexão de Redes (PIR's) até Julho/96;
  • Estabelecer regras para regulamentação de procedimentos para registros de nomes de domínio;
  • Manter atualizada e informativa a Home Page do CGI com estatísticas confiáveis e mapas (a partir de 30/3). Neste item manter-se-iam atualizadas estatísticas de crescimento de hosts no Brasil, informações sobre backbones interestaduais e intraestaduais, estatísticas sobre o crescimento do número de empregos no setor e número de empresas com perfil adequado dentro do setor, informações sobre URL's de provedores de acesso etc;
  • Estimular a atuação internacional do CGI.br (Ex: apresentação na reunião do CCIRN da evolução da Internet no Brasil);
  • Deslanchar o maior número possível de Projetos Piloto dos Grupos de Trabalhos do CGI até 30/3 com prazo de demonstração até a COMDEX/SP-96;
  • Organização do Primeiro Seminário do CGI na COMDEX/96 em Setembro em São Paulo;
  • Acompanhamento de 2 GT's por reunião;
  • Articulação com as Redes Regionais.

As metas apresentadas foram aprovadas por unanimidade.

4) Foi feita consulta ao Ministério das Comunicações sobre uma pequena alteração na Portaria sobre Tarifas Especiais, que tinha sido solicitada pelo representante do próprio ministério neste Comitê, e dizia respeito à mais uma restrição em aspectos estritamente acadêmicos, incluindo sem fins comerciais no texto da referida Portaria. Os setores jurídicos, tanto do MC quanto do MCT, consideraram desnecessária a inclusão desta restrição e a Portaria foi aprovada por todos.

5) Foram definidas as datas das próximas reuniões do Comitê Gestor para os meses de Abril, Maio, Junho e Julho.

6) Na parte da tarde foi realizada a reunião com Provedores de Acesso do Distrito Federal, com participação ativa de representantes da Telebrasília. Foi recomendado que em todas as reuniões do CGI.br com Provedores de Acesso (já operacionais e futuros PAs), a tele-local e a Embratel local estivessem presentes.