W3C convida para revisão ampla do HTML5


25 MAI 2011



Com participação e envolvimento inédito de toda a indústria de desenvolvedores de browsers, tem início a última chamada para a revisão total do HTML5

Como resultado de um esforço inédito, que reuniu os principais atores em prol dos padrões web (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari - Apple, Google Chrome, Opera), o W3C convoca, de 27 de maio até 3 de agosto, toda a comunidade de desenvolvedores para a última chamada da ampla revisão do HTML5 e outras cinco especificações relacionadas que constituem a base da Plataforma Aberta da Web do W3C.

O HTML5 oferece ferramentas poderosas para o desenvolvimento de aplicações web que podem ser executadas em qualquer dispositivo. Em razão do impacto na indústria e na sociedade, o W3C busca ativamente o retorno nesta fase do processo de padronização.

"Nós vemos o interesse no HTML5 por toda parte, e estou muito animado que a nova versão da linguagem tenha atingido o estágio de última chamada (Last Call)", disse Philippe Le Hégaret, o gerente do W3C responsável por HTML5, CSS, SVG, WOFF, dentre outras tecnologias de interatividade do usuário. "O Grupo de Trabalho do HTML é o maior grupo do W3C com mais de 50 integrantes do consórcio e mais de 200 especialistas convidados. Chegar a este acordo numa comunidade tão grande é uma grande conquista."

Vagner Diniz, gerente do escritório brasileiro do W3C, ressalta que desenvolvedores brasileirostambém podem colaborar. “O papel do escritório brasileiro do W3C não é somente de trazer os padrões web definidos em outros países, O Brasil tem excelentes desenvolvedores filiados ao W3C que também podem contribuir para a contínua evolução e expansão do HTML5, e, consequentemente, da web”, diz Vagner,

O Grupo de Trabalho HTML do W3C convida para revisão ampla ate 3 de agosto, em especial, para as questões em aberto e prioritárias listadas no início de cada um dos documentos publicados hoje. O Grupo de Trabalho HTML convida também para um aumento das contribuições com a suíte de testes HTML, uma importante ferramenta para assegurar a interoperabilidade.

O W3C reiterou também, como já havia anunciado, que estas especificações estão no processo de se tornarem padrões estáveis ​​em 2014.

O comunicado completo do W3C está disponível em http://www.w3.org/2011/05/html5lc-pr.html

Sobre o Consórcio World Wide Web
A World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional onde organizações filiadas e profissionais em tempo integral trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões web. A missão do W3C é a criação de padrões diretrizes para garantir o crescimento de longo prazo da web. Mais de 325 organizações são filiadas ao Consórcio, dirigido em conjunto pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT (MIT CSAIL) nos EUA, o Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM) na França e pela Universidade de Keio no Japão e tem outros escritórios no mundo todo.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em http://www.w3c.br/.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Flickr / Youtube: S2Publicom
Marcio Martins marcio.martins@s2publicom.com.br
Natalia Botti natalia.botti@s2publicom.com.br
Claudia Fuji claudia.fuji@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/