W3C Brasil lança game online para identificar e capturar criminosos virtuais


06 AGO 2012



Desafio compõe as atividades de preparação para a WWW2013, que acontecerá em maio do ano que vem, no Rio de Janeiro

Apresentado em abril durante a WWW2012 (Conferência Internacional da World Wide Web) promovida em Lyon, na França, o game tem como cenário a “Agência Virtual 3WA” e o propósito é salvar a Web de criminosos virtuais.

Até o momento, o que se sabe é que Atlas, denominação que se dá ao criminoso (que também pode ser um grupo), tem promovido uma série de ataques. Entretanto, não se tem ideia do seu paradeiro ou qual serão seus próximos passos. Até agora, as pistas são um telefone celular encontrado durante as investigações e registros de câmeras de segurança comprovando a ligação suspeita entre Atlas e alguns participantes da conferência em Lyon.

Nesta etapa do jogo, o W3C Brasil, escritório nacional do W3C, parceiro na organização dos eventos da WWW, convida os participantes a colaborar com a investigação.

Para participar, basta se cadastrar em http://www.saferplace.org/, seguir as instruções e buscar soluções para os desafios que já estão no ar. Periodicamente, outras tarefas serão promovidas e os participantes receberão orientações por e-mail e pela página da conferência, em http://www2013.org/. Isso acontecerá até a realização da WWW2013 em maio, no Rio de Janeiro. Durante o evento, acontecerão as etapas finais do desafio e a premiação.

WWW2013
A cidade do Rio de Janeiro sediará a 22ª edição da WWW, Conferência Internacional da World Wide Web. O evento, que ocorrerá de 13 a 17 de maio de 2013, será realizado pela primeira vez em um país da América Latina.

As conferências WWW são uma realização da IW3C2 (http://www.iw3c2.org/), e o grupo responsável por hospedar no Rio de Janeiro a edição de 2013 foi formado pelo CGI.br, NIC.br e pelo W3C Brasil.

O evento reúne grandes nomes da Web e foi criado em 1994. O objetivo é ser o principal foro de debate e discussão sobre a evolução da Web, a padronização das tecnologias e seu impacto na sociedade.A realização da WWW2013 no Brasil traz essas discussões para o âmbito regional e aproxima a comunidade latino-americana desses temas relevantes para os povos locais.

Confira o vídeo que divulga a edição brasileira e conheça também o sítio da WWW2013.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositvo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr