W3C Brasil divulga vencedores do Todos@Web


13 JUN 2012



Cerimônia de encerramento do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web acontece no próximo dia 14/06

Lançado em dezembro de 2011, o Todos@Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web -, chega a sua fase final. No próximo dia 14/06 serão conhecidos os vencedores entre os 22 projetos finalistas. A cerimônia de premiação e encerramento acontecerá em São Paulo no Memorial da Inclusão.

O Prêmio é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), por meio do W3C Brasil, com o apoio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG), com a Associação Brasileira de Agências Digitais (Abradi) e com a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente. A premiação buscou contemplar pessoas, organizações e projetos que oferecem contribuições significativas em favor do acesso de pessoas com deficiências à Web.

Vagner Diniz, gerente do W3C, observa que ainda é muito baixo o índice de acessibilidade na web brasileira. “Apenas 2% das páginas dos sítios do País podem ser consideradas adequadas à navegação de pessoas com deficiência”, comenta com base em estudo realizado em 2010.

Os finalistas estão divididos em três categorias. Clique no nome dos projetos para mais informações:

  1. Pessoas / Personalidades / Instituições

Visa a reconhecer pessoa ou entidade que promoveu iniciativa de incentivo à acessibilidade digital:

  • Projetos Web

Websites que se destacam pelo uso inovador e correto dos padrões web, que apliquem as diretrizes de acessibilidade do W3C e não criem barreiras para pessoas com deficiência. Está dividida em três subcategorias:

2.1 Governo / Instituições

2.2 Serviços / E-commerce

2.3 Entretenimento / Cultura / Educação / Blogs

  • Tecnologias assistivas / Aplicativos

Premia os melhores aplicativos e tecnologias assistivas que permitam acesso web a pessoas com deficiência:

Para Reinaldo Ferraz, coordenador geral do Prêmio Todos@Web, “essas pessoas e organizações estão fazendo a diferença em acessibilidade e a premiação é um marco no tema da Inclusão”.

Além de troféu, participação na solenidade e exposição dos trabalhos em publicação do W3C.br, os selecionados receberão prêmios em dinheiro. E, para o primeiro colocado de cada categoria haverá ainda apoio para a participação no evento internacional W4A – Web for All , durante a conferência WWW2013 , que será realizado no Rio de Janeiro.

Evento de encerramento e premiação

Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Memorial da Inclusão

Agenda
19h - Recepção dos convidados
19h30 - Solenidade de premiação
21h00 - Coquetel de confraternização

Endereço:
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - portão 10
Barra Funda - São Paulo - SP - CEP.:01156-001
Estacionamento: Acesso pelo portão 15

Confirme sua presença para a cobertura do evento pelo e-mail vanessa.morais@s2publicom.com.br .

Para saber mais sobre o prêmio, os finalistas e o evento de encerramento, acesse http://premio.w3c.br .

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br
Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositvo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/ .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br ( http://www.nic.br/ ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br ( http://www.registro.br/ ), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br ( http://www.cert.br/ ), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br ( http://www.ceptro.br/ ), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br ( http://www.cetic.br/ ) e abrigar o escritório do W3C no Brasil ( http://www.w3c.br/ ).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/ .

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube : S2publicom
Daniela Marques daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr