W3C Brasil abre as inscrições para o prêmio Nacional de Acessibilidade na Web


02 DEZ 2011



O Repórter - 02/12/2011 - [ gif ]
Assunto: Evento

O Escritório brasileiro do W3C lançou durante a 3ª Conferência Web W3C Brasil o prêmio Todos@Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, que já está com inscrições abertas.

O prêmio, que conta com o apoio do Comitê Gestor da Internet, é uma iniciativa do W3C Escritório Brasil, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG) e com a Associação Brasileira de Agências Digitais (Abradi) e contemplará pessoas, organizações e iniciativas que ofereceram contribuições significativas em prol do acesso de pessoas com deficiências na Web.

Categorias e premiações

São três categorias principais e três subcategorias, que abrangem diversas ações sobre acessibilidade:

1) Pessoas / Personalidades / Instituições
Reconhece pessoa ou entidade que fez um trabalho ou promoveu alguma ação de grande relevância para o fomento da acessibilidade na Web nos últimos 12 meses (a partir de janeiro de 2011).

2) Projetos Web
Reconhece sítios na Web que fazem uso correto dos padrões  de modo inovador, apliquem as diretrizes de acessibilidade do W3C e não criem barreiras para o seu acesso às  pessoas com deficiência . Além de ter uma premiação própria, a categoria Projetos Web é dividida em outras três subcategorias:
- Governo / Instituições
- Serviços / E-commerce
- Entretenimento / Cultura / Educação / Blogs

Os três primeiros colocados de cada subcategoria concorrem ao prêmio da seleção final.

3) Tecnologias assistivas / Aplicativos
Premia os melhores aplicativos e tecnologias de apoio que permitam o acesso à Web a pessoas com deficiência.

A premiação será em dinheiro para os três mais bem colocados de cada categoria, além de troféu, participação na solenidade e exposição dos trabalhos em publicação do W3C.br . Para o primeiro colocado de cada categoria haverá  apoio para a participação no evento internacional W4A – Web for All, durante a conferência WWW2013

De acordo com a publicação do W3C Brasil “Dimensões e características da Web brasileira: um estudo do gov.br”, somente  2% de páginas dos sítios governamentais estão dentro dos padrões de acessibilidade do W3C. “Se queremos uma Web verdadeiramente para todos, precisamos torná-la realmente acessível, sem barreiras. Mais do que oferecer um prêmio, esse é o reconhecimento público a favor da acessibilidade na Web e vai mudar a percepção das organizações sobre o tema. O Prêmio Todos@Web será um divisor de águas quanto a acessibilidade na Web no Brasil”, ressalta Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil.

As inscrições para o prêmio estão abertas a partir de 1º de dezembro e se encerram em 31 de março de 2012 e podem ser feitas na página Web do prêmio http://premio.w3c.br.