Seminário promovido pelo CGI.br debate papel da diversidade como meio de promoção da inclusão digital


08 MAR 2022



Evento acontece na sexta-feira (11/3), na semana comemorativa ao Dia Internacional das Mulheres, e terá como foco os desafios para a inserção de mulheres na tecnologia

Quais os desafios ligados à inserção de mulheres na tecnologia? Para aprofundar o debate sobre essa questão, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realiza na sexta-feira (11/3) o seminário on-line “Diversidade e Equidade no Setor de TI no Brasil: Perspectivas sobre o Trabalho e Inclusão Digital”. O evento, uma forma de celebrar o Dia Internacional das Mulheres comemorado em 8 de março, faz parte de um esforço do Comitê em ampliar as discussões sobre a diversidade de quem pesquisa, desenvolve e trabalha com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e de apoiar iniciativas que promovam a pluralidade. O encontro será transmitido pelo canal do NIC.br no YouTube (https://youtu.be/T-SlQL97c1I), a partir das 9h.

“Muito se fala sobre inclusão digital, mas é importante destacar que ela não está relacionada apenas aos usuários. É preciso considerar também quem está por trás, produzindo essa tecnologia. O seminário pretende debater, portanto, o papel da diversidade como meio de promoção da inclusão digital”, resume Laura Tresca, conselheira do CGI.br.

O encontro terá como recorte a participação feminina no mercado brasileiro de tecnologia, e contará com especialistas convidadas da sociedade civil, academia e do setor privado. “Esse é o primeiro passo para entendermos quais são os desafios atuais. No período da manhã, as mesas de debate nos ajudarão a traçar um panorama sobre a questão. À tarde, as discussões terão um caráter mais propositivo. A ideia é compreender o que precisamos fazer e as iniciativas que devemos apoiar para aumentar a inserção de mulheres no setor de TI”, destaca Tresca, acrescentando que o evento é uma maneira de pensar o tema junto com a comunidade.

Programação

O seminário começa às 9h, com abertura das conselheiras do CGI.br Laura Tresca, Tanara Lauschner, Bia Barbosa, além do coordenador do Comitê, José Gontijo. Serão cinco mesas de debate com durações distintas.

Confira a programação:

9h00 - 9h45
Abertura
Laura Tresca, Conselheira CGI.br
Bia Barbosa, Conselheira CGI.br
Tanara Lauschner, Conselheira CGI.br

9h45 - 10h45
O mercado de trabalho e inovação no Brasil: desafios globais e iniciativas locais
Palestrantes:
Shay Rodrigues, EducaTRANSforma;
Haydee Svab, RLadies São Paulo e ASK-AR Consultoria.
Moderação: Tanara Lauschner, Conselheira CGI.br.

10h45 - 11h45
Equidade e Interseccionalidade: retratos e barreiras da inclusão no setor de TI
Palestrantes:
Silvana Bahia, PretaLab;
Renata Gusmão, Thoughtworks.
Moderação: Bia Barbosa, Conselheira CGI.br.

14h - 15h30
Iniciativas de inclusão nas TIC e a promoção de ambientes de trabalho diversos
Palestrantes:
Sonia Guimarães, ITA;
Fabiana Siviero, 99 Tecnologia;
Claudia Melo, Loft;
Antonia Quintão, Geledés.
Moderação: Gabi Agustini, Olabi.

15h30 - 17h
Desafios a serem superados para a inclusão e participação na sociedade digital
Evelyn Mendes, analista e desenvolvedora de sistemas;
Fabiola Nakamura, Cunhãnta Digital;
Mariana Gomes, Conexão Malunga;
Biamichelle Miranda, PUCRS.
Moderação: Larissa Santiago, Blogueiras Negras.

Anote na agenda:
Seminário Diversidade e Equidade no Setor de TI no Brasil: Perspectivas sobre o Trabalho e Inclusão Digital
Data: 11 de março, sexta-feira
Horário: das 9h às 17h
Transmissão: https://youtu.be/T-SlQL97c1I
Programação: https://cgi.br/evento/seminario-diversidade-e-equidade

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimentoanascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Assistente de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/