Renata Mielli é a nova coordenadora do CGI.br


31 MAR 2023



Nomeação da jornalista foi publicada nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial da União

Pela primeira vez em seus quase 28 anos de existência, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável entre outras atribuições por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no país, será coordenado por uma mulher. É a jornalista Renata Mielli, cuja nomeação foi publicada nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial da União. Ela substitui José Gustavo Gontijo, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ele estava na coordenação do colegiado desde dezembro de 2021.

"Com muita alegria aceitei o convite da ministra Luciana Santos para a tarefa de coordenar o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Acompanho o CGI.br há mais de 15 anos, como ativista da comunicação e direitos digitais. Será para mim um grande desafio e aprendizado", afirmou a nova coordenadora.

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (2003) e doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP), Renata é coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro da Coalizão Direitos na Rede. No CGI.br, atuou na Câmara de Conteúdos e Direitos Autorais e na Câmara de Universalização e Inclusão Digital.



De 2016 a 2022, integrou a Comissão Permanente de Comunicação do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Entre 2019 e 2020, fez parte do Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados. Foi Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entre 2016 e 2020, e atuou como Executiva do FNDC, entre 2011 e 2020.

Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Comunicação, Radiodifusão, Comunicação Pública, Internet, Plataformas de Redes Sociais, Marco Civil da Internet, Big Data, Inteligência Artificial e Proteção de Dados Pessoais. Como jornalista, possui experiência em cobertura de temas especializados ligados à Saúde, Assistência Farmacêutica, Trabalho, Educação e Comunicação.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.


Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino
 - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/