Plenária encerra atividades do II Fórum da Internet no Brasil
Relatório com as propostas dos participantes estará online dentro de alguns dias
O II Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo CGI.br, que teve início em Olinda – PE, na terça-feira, dia 03, foi encerrado agora há pouco com a realização de uma plenária em que foram apresentadas as propostas colhidas durante as Trilhas.
Durante esses 03 dias, cerca de 700 pessoas participaram de atividades onde foram debatidos temas sobre o momento atual e os desafios para o desenvolvimento da Internet no Brasil.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do deputado Alessandro Molon, relator do Marco Civil da Internet. Em sua apresentação, Molon explicou os principais pontos abordados no relatório e ressaltou o caráter colaborativo e participativo da construção do documento. O deputado lembrou ainda que até amanhã, dia 06 de julho, qualquer pessoa interessada pode contribuir com críticas e sugestões por meio do sítio: http://edemocracia.camara.gov.br/web/marco-civil-da-internet. Para Molon, esse processo inovador que estimula a contribuição da sociedade na construção de um projeto de lei deve ser replicado por outros membros do Legislativo.
Além da apresentação do deputado, a plenária de encerramento trouxe aos participantes os principais resultados das atividades das Trilhas. A saber, os temas dos debates foram:
1. Garantia de Direitos na Rede e Marco Civil da Internet
2. Propriedade Intelectual na Rede
3. Banda Larga no Brasil e Inclusão Digital: O que fazer?
4. Como Estimular Conteúdos e Plataformas Nacionais na Rede Mundial
5. Governança Global da Internet
Carlinhos Cecconi, assessor técnico da Secretaria Executiva do CGI.br, coordenou a comissão de sistematização dos debates nas trilhas e ressalta que em todos os grupos, a organização do evento garantiu a participação de membros de todos os setores que compõem o comitê. Governo, Academia e Terceiro Setor estavam representados.
Para ele, o II Fórum da Internet no Brasil representou um avanço no desenho dos modelos metodológicos e de participação na governança da Internet brasileira. “A diversidade representada na multisetorialidade deste Fórum contribuiu para a construção do modelo de governança da Internet no Brasil e com ele, podemos formular e propor formas democráticas e participativas da governança da Internet mundial”, ressalta.
Carlinhos lembra que o relatório final sobre as atividades das trilhas estará disponível no sítio do evento e do CGI.br dentro de alguns dias.
Para saber mais sobre o evento acesse http://forumdainternet.cgi.br/ ou pelas redes sociais http://twitter.com/forumbr e www.facebook.com/forumbr.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).
Contatos para a Imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br
Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr