Número de provedores atuando no Brasil se estabiliza, mas com maior diversificação e foco na qualidade dos serviços, revela pesquisa


17 DEZ 2025



Lançada nesta quarta-feira (17) pelo Cetic.br | NIC.br, TIC Provedores 2024 traz novos dados sobre conectividade em áreas rurais e em atividade do setor agropecuário

São Paulo, 17 de dezembro de 2025 – O número de empresas provedoras de Internet atuando no Brasil se estabilizou, mas o setor apresenta maior qualificação e diversificação dos serviços oferecidos. É o que revela a TIC Provedores 2024, lançada nesta quarta-feira (17) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa, que está em sua 6ª edição, é conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Realizado entre setembro de 2024 e abril de 2025, o levantamento estimou a existência de 11.853 provedores de acesso à Internet em atividade no país, resultado que sofreu pouca variação em relação a 2022 (11.630). A pesquisa identificou ainda um aumento significativo na oferta de outros serviços por parte dessas empresas. Destacam-se a telefonia sobre IP (VoIP), oferecida por 35% dos provedores (ante 23% em 2022); a transmissão de TV via protocolo IP (IPTV), que saltou de 20% para 32%, e os serviços de segurança digital, cuja proporção cresceu de 24% para 32%.

A busca por aprimoramento também impulsionou a adoção de tecnologias essenciais para a infraestrutura da Internet. A oferta de IPv6 aos clientes cresceu, sendo disponibilizada por 72% dos provedores em 2024 – um avanço frente aos 64% de 2022 e aos 40% de 2020. A participação no IX.br (Brasil Internet Exchange), maior conjunto de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) do mundo, foi informada por 34% das empresas, que apontaram a melhora da qualidade dos serviços de Internet (34%) e o acesso a redes de distribuição de conteúdo (28%) como principais motivos para a adesão.

“A pesquisa identificou que o cenário de expansão acelerada do número de empresas deu lugar a um aumento na competição por qualidade e na agregação de valor. Se antes o foco estava principalmente em ampliar a base de clientes, agora atuação dos provedores se orienta pela diferenciação e pela capacidade de oferecer melhores serviços aos usuários”, analisa Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Leonardo Melo Lins, coordenador da TIC Provedores, acrescenta: “O mercado chegou a um patamar em que apenas uma oferta de conexão deixou de ser suficiente. As empresas agora buscam prover uma melhor experiência ao usuário, o que impulsiona a diversificação dos serviços e investimentos em infraestruturas mais robustas, como a adoção do IPv6 e a participação no IX.br, projeto do NIC.br que tem ajudado a aprimorar velocidade, eficiência, resiliência da Internet e a reduzir custos para provedores e usuários.”

Conectividade em áreas rurais

Pela primeira vez, a pesquisa TIC Provedores investigou o atendimento a clientes em áreas rurais. Os dados revelam que dois terços (66%) dos provedores brasileiros já atendem a este público, com predominância na região Sul (80%), e entre médias (76%) e grandes empresas (76%). O levantamento também mostra que 4.278 provedores (36%) atendem a empresas do setor agropecuário, com destaque para as regiões Centro-Oeste (77%) e Sul (73%).

“Este recorte do estudo sinaliza a importância da conectividade para o agronegócio e outras atividades econômicas fora dos centros urbanos, o que também pode representar uma oportunidade para as empresas de menor porte”, afirma Barbosa.

Segurança digital e proteção de dados

Segundo a TIC Provedores 2024, 42% dos provedores possuíam uma área, ou pessoa dedicada, à proteção de dados (em 2022, a proporção era de 40%, o que indica estabilidade). O recurso é mais presente nas grandes empresas (85%) do que entre as micro (37%%) e pequenas empresas (42%), indicando um desafio de conformidade para organizações de menor porte.

Em 2024 também houve um aumento na percepção sobre ataques de negação de serviço (DDoS), que foram mencionados por 30% das empresas em 2024 contra 23% em 2022. A elevação foi especialmente notada na região Nordeste, onde as declarações de ataques sofridos avançaram de 14% para 25% na comparação entre os dois anos.

“Os dados evidenciam que, à medida em que o mercado amadurece, a sofisticação das ameaças aumenta. É fundamental que, especialmente as micro e pequenas empresas, invistam em estruturas de segurança, de proteção de dados e na capacitação de suas equipes para proteger suas redes e clientes”, ressalta o coordenador do estudo.

Sobre a pesquisa

Realizada desde 2011, a TIC Provedores tem o objetivo de mapear o setor de provimento de Internet no Brasil para subsidiar estratégias voltadas à expansão e melhoria da qualidade da conectividade no país. O levantamento caracteriza as empresas do segmento em termos de serviços oferecidos, atuação no mercado e adoção de tecnologias.

Os dados da 6ª edição foram coletados entre setembro de 2024 e abril de 2025 com 1.719 empresas. Para conferir a pesquisa na íntegra, acesse: https://cetic.br/pt/pesquisa/provedores/indicadores/.

Para rever o lançamento da TIC Provedores 2024, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=7J0WdcSRaxw.

Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 20 anos de atuação em 2025. Mais informações em https://cetic.br/.   

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).   

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.  

Informações para a imprensa    
Assessoria NIC.br - nic@maquinacohnwolfe.com  
Ruan Segretti – ruan.segretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 97309-7095  
Fernanda Sátiro – fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com – (11) 99203-7650  

Assessoria de Comunicação – NIC.br  
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br  
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br  

Flickr:https://flickr.com/NICbr/  
X:https://x.com/comuNICbr/  
YouTube:https://youtube.com/nicbrvideos  
Facebook:https://facebook.com/nic.br  
Telegram:https://telegram.me/nicbr  
LinkedIn:https://linkedin.com/company/nic-br/  
Instagram:https://instagram.com/nicbr/