No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Ceweb.br lança plataforma online com conteúdos sobre acessibilidade digital
Repositório disponibiliza gratuitamente minicursos, workshops, cartilhas e documentos sobre a norma técnica ABNT NBR 17225
São Paulo, 03 de dezembro de 2025 – Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança a Plataforma de Referência em Acessibilidade Digital, um repositório online com capacitações, publicações e materiais sobre a ABNT NBR 17225, apresentada em março deste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A norma 17225, desenvolvida com coordenação do Ceweb.br, define requisitos de acessibilidade para websites — a grande maioria deles no país ainda tem barreiras de uso.
“É fundamental ampliar o conhecimento sobre a ABNT NBR 17225 e difundir boas práticas de acessibilidade digital. Por isso, lançamos esta plataforma: um espaço que centraliza capacitações, materiais de apoio e documentos técnicos, reunindo tudo o que designers, produtores de conteúdo, desenvolvedores web e gestores precisam para compreender a norma e aplicá-la de forma consistente”, explica Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.
A nova plataforma disponibiliza gratuitamente minicursos e workshops em vídeo, cartilhas e documentos que abordam produção de conteúdo acessível, design inclusivo, desenvolvimento conforme a ABNT 17225 e diretrizes internacionais de acessibilidade digital. Os materiais oferecem orientações práticas para a utilização dos requisitos da norma, apoiando equipes no aprimoramento de suas interfaces e aplicações Web.
Segundo censo realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 14,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o equivalente a 7,3% da população com dois anos de idade ou mais. O cenário reforça a importância de promover uma Web mais acessível, especialmente em um momento no qual a inclusão digital é fundamental para o exercício pleno da cidadania.
“Este foi um ano marcante para a acessibilidade digital no Brasil. A publicação da ABNT 17225 e a tradução autorizada das diretrizes internacionais reforçam a importância de promover padrões técnicos que garantam experiências digitais mais inclusivas. Nosso compromisso é transformar esses referenciais em conhecimento acessível e aplicável”, afirma Reinaldo Ferraz, especialista em acessibilidade digital no Ceweb.br.
Além dos conteúdos de formação, o novo ambiente integra materiais estruturantes que contribuem para a compreensão da norma, como o novo documento que relaciona os itens da ABNT 17225 às Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.2. O recurso facilita o trabalho de profissionais já familiarizados com padrões globais e apoia a transição para a norma brasileira.
“Ao centralizar tudo o que produzimos, oferecemos um recurso que apoia desde equipes de instituições públicas e privadas até desenvolvedores independentes. Essas iniciativas reforçam a ação do Ceweb.br em orientar o uso da norma e dar suporte técnico para a eliminação de barreiras ainda existentes no ambiente digital”, destaca Diniz.
“Nosso objetivo é melhorar a capacidade da sociedade de desenvolver aplicações mais acessíveis. Reunir essas iniciativas em um único ambiente significa ampliar o acesso ao conhecimento e favorecer práticas que impactam diretamente a vida de milhões de pessoas. Acreditamos que ampliar o entendimento técnico é também ampliar direitos”, complementa Ferraz.
A plataforma está disponível no endereço https://todosnaweb.ceweb.br/.
Sobre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web – Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, os projetos já desenvolvidos no Brasil pelo Consórcio do W3C, que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostrar como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: https://ceweb.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Informações para a imprensa
Assessoria NIC.br - nic@maquinacohnwolfe.com
Ruan Segretti – ruan.segretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 97309-7095
Fernanda Sátiro – fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com – (11) 99203-7650
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/
