NIC.br completa 5 anos de atividades


07 DEZ 2010



Gestão e Coordenação de recursos Internet no Brasil é referência mundial

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pela execução das iniciativas da Internet definidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), completa cinco anos de atuação.

O NIC.br, através do Registro.br é responsável pelo registro de domínios sob o “.br”, sua publicação internacional e a distribuição de números IP para o Brasil. Em dezembro de 2005, quando o NIC.br assumiu formalmente a atividade de registro, havia cerca de 850 mil domínios registrados. Em cinco anos, esse número passou para praticamente 2,3 milhões de nomes, o que mantém o Brasil entre os dez países com maior quantidade de registros de nomes de domínio no mundo.

No mesmo período, outro setor do NIC.br, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)  recebeu mais de um milhão de relatos de incidentes de segurança. O departamento é o responsável por catalogar e tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil.

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Na primeira Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios), realizada em 2005, 25% dos brasileiros utilizavam a Internet com freqüência; a quinta pesquisa, divulgada em 2010 e referente a dados de 2009 apontou que esse número passou para 40%.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (CEPTRO.br) desenvolve projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, os Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br), a distribuição de hora legal brasileira (NTP.br), e o IPv6.br.

Acompanhando outra deliberação do CGI.br e seguindo os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Desde sua inauguração, em 2007, o escritório realizou duas Conferências Web W3C Brasil e diversos encontros para discutir boas práticas e melhorias nos navegadores e padrões Web.

Toda essa estrutura teve início no final da década de 80, quando o Brasil obteve conexão às redes acadêmicas internacionais de computadores. O “.br” foi registrado em abril de 1989 e a primeira conexão Internet ocorreu a partir de uma máquina na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no início de 1991. Em 1989, entrava em funcionamento o Registro.br, numa sala na Fapesp para operar a estrutura de nomes sob o recém-delegado “.br”. Nessa mesma época, os primeiros computadores pessoais começavam a ser tornar populares no mundo, mas eram ainda bastante raros nas empresas nacionais e praticamente inexistentes nas residências dos brasileiros.

A partir da primeira conexão à Internet, em 1991, a participação em eventos internacionais, como a ECO-92, no Rio, e a chegada da Web no Brasil em 1993, crescia o interesse pela rede mundial de computadores. Em 1995, por meio de uma portaria interministerial, foi criado o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), órgão multistakeholder, que apóia e formaliza as atividades de gestão da rede .

A Internet cresceu rapidamente no Brasil e isso foi refletido, entre outros fatores, pelo ritmo do registro de domínios. Tornou-se necessário criar uma entidade independente, com personalidade jurídica específica, que tivesse condições de automatizar e aumentar as operações sob o “.br”, buscando a auto-sustentabilidade e gerando recursos para atividades de apoio que o CGI.br quisesse implantar fora do âmbito da Fapesp.

Desde a criação do NIC.br, esses objetivos tem sido alcançados com sucesso, colaborando para consolidar uma Internet cada vez mais estruturada no Brasil.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. 

Para mais informações, acesse: https://www.s2publicom.com.br ou https://www.cgi.br.

Contatos para a Imprensa: S2 Comunicação Integrada
https://www.s2.com.br
Twitter / Flickr / Youtube: S2comunicacao

Everton Schultz - everton.schultz@s2.com.br
Juliana Gilio - juliana.gilio@s2.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/