Natal (RN) sediará o 12º Fórum da Internet no Brasil. Conheça os workshops que farão parte da programação do evento


13 ABR 2022



Ao todo 59 propostas foram encaminhadas para o evento promovido pelo CGI.br e que acontecerá de 31 de maio a 3 de junho


Vinte e sete workshops irão compor a programação do 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB12), que em 2022 voltará a ser presencial, após duas edições on-line em razão da COVID-19. O FIB12, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), será realizado na cidade de Natal (RN) de 31 de maio a 3 de junho. Também contará com transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

Ao todo 59 propostas foram encaminhadas por pessoas e organizações e passaram pela avaliação de uma comissão multissetorial. Entre os selecionados e discussões propostas, contemplam-se participantes das cinco regiões do país, ligados aos setores governamental; empresarial; terceiro setor; e comunidade científica e tecnológica.

“Sem dúvida, o retorno ao presencial contribuirá para enriquecer as discussões no FIB12 que, não à toa, tem caráter itinerante buscando promover a participação de público diverso nos debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e inclusiva no Brasil”, pontua Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho da 12ª edição do evento.

Nesta edição do Fórum, as propostas escolhidas foram distribuídas pelos seguintes macrotemas:

- Dados, informações e conteúdos digitais;
- Diversidade e inclusão;
- Infraestrutura, acesso e conectividade;
- Internet, Sociedade e Cidadania;
- Privacidade e Segurança;
- Questões jurídicas, regulatórias e extraterritorial.

Confira a relação e detalhes dos workshops que estarão na programação do FIB12: https://forumdainternet.cgi.br/workshops-selecionados-fib12/.

Pré-IGF
Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), da Organização das Nações Unidas (ONU). Inspirado no modelo de composição do CGI.br, o evento tem caráter multissetorial, mobilizando os setores empresarial, governamental, terceiro setor e a comunidade científica e tecnológica. A programação do Fórum é composta majoritariamente por atividades propostas pela comunidade brasileira envolvida no debate de governança da Internet.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimentoanascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Analista de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues – Analista de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/