Moradores do Norte do País relatam a baixa oferta de acesso à Internet na região


04 JUL 2012



Eduardo Parajo coordena trilha sobre a Banda Larga no Brasil

"Banda Larga no Brasil e inclusão digital: o que fazer?" é o tema da Trilha 3 do II Fórum da Internet no Brasil e uma questão que preocupa a todos os envolvidos com a democratização do acesso à rede.

Mesmo com o crescimento do número de pessoas que utilizam a Internet no País, ainda existe uma grande parcela da população que não pode ser considerada incluída digitalmente. Além disso, boa parte dos brasileiros não tem acesso à banda larga e a situação é ainda mais difícil no Norte do País. Com quase 16 milhões de habitantes há somente 120 provedores, o que confere à região a pior distribuição de acesso via Banda Larga no País. (Dados da Pesquisa, TIC Provedores 2011, realizada pelo CETIC.br - http://cetic.br/provedores/2010/analises.htm).

Eduardo Parajo, Presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet) e membro do CGI.br, coordena a Trilha 3 que trata dessas questões e diz ter ouvido o relato de diversos moradores da região que se queixaram da falta de políticas públicas capazes de solucionar esta deficiência.

Segundo ele, os participantes contam que há na região a necessidade de maiores incentivos para a instalação de espaços de acesso público à Internet como telecentros e pontos de cultura.

O presidente da Abranet comenta ter se surpreendido com a riqueza do debate na trilha. “Fiquei impressionado com quantidade de protagonistas presentes e com os vários pontos de vistas abordados sobre o tema", disse.

A trilha coordenada por Eduardo Parajo teve também a participação de Beá Tibiriçá (Coletivo Digital) e Paulo Lima (Saúde e Alegria) pelo Terceiro Setor; Luiz Fernando Gomes Soares (PUC-Rio), representando o setor Acadêmico; Claudia Viegas (LCA) e Eduardo Neger (Abranet), pelo setor Empresarial; além de Cesar Alvarez (Secretário Executivo do Ministério das Comunicações) e Marcelo Bechara (CGI.br, ANATEL), pelo Setor de Governo.

Acontece amanhã – 05 de julho

- Os participantes se reúnem em Plenária para finalizar as discussões e o relatório final;

- Acontecem as mesas técnicas, as "desconferências" e a Plenária final com a apresentação dos temas discutidos em cada uma das trilhas. Confira a programação: http://forumdainternet.cgi.br/forum2012/programacao/

- Coletiva de Imprensa com Alessandro Molon, relator do Marco Civil da Internet, acontece amanhã também, às 13 horas.

Para saber mais sobre o evento e acompanhar as atividades transmitidas por streaming, acesse http://forumdainternet.cgi.br/ e siga-nos nas redes sociais http://twitter.com/forumbr e www.facebook.com/forumbr.

(Atenção: ainda hoje, enviaremos notas sobre as outras trilhas).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr