Modelo de governança da Internet no Brasil é reconhecido internacionalmente


04 JUL 2012



Cássio Vecchiatti observa que o grande diferencial brasileiro é o formato multistakeholder

O tema da Trilha 5 do II Fórum da Internet no Brasil observa a “Governança Global da Internet”. Entretanto, segundo Cássio Vecchiatti, da Fiesp e membro do CGI.br, os participantes estiveram mais focados no modelo nacional de governança da Rede.

Segundo ele, este desenho multistakeholders proposto pelo Comitê favorece a participação de todos os segmentos da sociedade e é um modelo admirado e que já tem inspirado a gestão da Internet em outros países. “Em muitos casos no exterior, a gestão é de cima pra baixo. Aqui, é ao contrário. Temos cuidado para que os segmentos estejam representados e não sejam prejudicados”, observa.

Outro diferencial em relação à governança da Internet de outros países é que aqui, não há uma identidade prioritariamente governamental. Há sim, representação de Governo no CGI.br, mas a maioria dos membros vem dos setor Empresarial, Academia e Terceiro Setor.

Entretanto, comenta Cássio, existe um grupo de pessoas que tem se manifestado para exigir mais transparência e participação no CGI.br. Ele explica que até mesmo esse tipo de demanda é frequentemente debatido pelos membros do Comitê.

A trilha coordenada por Cássio Vecchiatti teve também a participação de Carlos Afonso (CGI.br) e Marília Maciel (CTS/FGV) representando o Terceiro Setor; Flávio Wagner (CGI.br, UFRGS) pelo Setor Acadêmico; Massillon  Araújo (ATKearney) como representante do Setor Empresarial e Rômulo Neves (MRE) representando o Setor Governo.

Acontece amanhã – 05 de julho

- Os participantes se reúnem em Plenária para finalizar as discussões e o relatório final;

- Acontecem as mesas técnicas, as "desconferências" e a Plenária final com a apresentação dos temas discutidos em cada uma das trilhas. Confira a programação: http://forumdainternet.cgi.br/forum2012/programacao/

- Coletiva de Imprensa com Alessandro Molon, relator do Marco Civil da Internet, acontece amanhã também, às 13 horas.

Para saber mais sobre o evento e acompanhar as atividades transmitidas por streaming, acesse http://forumdainternet.cgi.br/ e siga-nos nas redes sociais http://twitter.com/forumbr e www.facebook.com/forumbr.

(Atenção: ainda hoje, enviaremos notas sobre as outras trilhas).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr