Livro do Cetic.br e da Organização Pan-Americana da Saúde traz recomendações para medição da saúde digital


23 MAI 2019


Livro do Cetic.br e da Organização Pan-Americana da Saúde traz recomendações para medição da saúde digital
Disponível para download em três idiomas, publicação contribui para países medirem avanços no setor

Com o objetivo de facilitar a produção de estatísticas sobre a adoção, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no setor da saúde, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) lançaram nesta terça-feira (21) o livro “Medição da Saúde Digital”.

Disponível em três idiomas – português, inglês e espanhol –, a publicação contribui para guiar gestores públicos, pesquisadores acadêmicos, empresas do setor privado e representantes da sociedade civil dos mais diversos países a medirem seus avanços no setor.

O livro “Medição da Saúde Digital” foi lançado na 9ª edição da Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa, uma iniciativa anual do Cetic.br que promove a troca de experiências entre produtores e usuários de dados.

“A publicação é uma resposta à crescente necessidade de dados e indicadores confiáveis que contribuam para que os governos possam criar e monitorar políticas e estratégias de TIC, comparar seu progresso com o de outros países e adotar soluções para o uso equitativo dessas tecnologias no setor de saúde”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br

Dividida em seis capítulos, a publicação reúne uma perspectiva internacional, estudos de caso e uma visão de futuro relativo à medição da saúde digital.

“Medir a universalização do acesso às TIC nos estabelecimentos de saúde e o uso e a apropriação por profissionais da área é uma atividade essencial no processo de formulação de políticas públicas baseadas em evidências”, considera Barbosa.

No livro “Medição da Saúde Digital”, os leitores encontram o detalhamento das etapas necessárias para realizar uma pesquisa sobre o acesso, uso e apropriação das TIC no setor de saúde e boas práticas com base na primeira medição representativa em âmbito nacional desenvolvida na América Latina, a pesquisa TIC Saúde, do Cetic.br, bem como na realizada posteriormente no Uruguai.

A publicação também dedica um dos capítulos para abordar a adoção de um modelo integrado que vá além das estatísticas de acesso e uso, incluindo efeitos (vinculados ao investimento nas TIC e no desenvolvimento de capacidades), os resultados (melhoras na eficiência, na qualidade e no acesso) e os impactos (centrados nos desafios do sistema de saúde de cada país).

Acesse as versões em inglês, português e espanhol do livro: cetic.br/publicacoes/indice/.