Lançamento do Network Readiness Report (NRI 2020) na América Latina


26 OUT 2020



Evento on-line com apoio do Cetic.br|NIC.br debaterá os destaques do relatório amanhã (27/10), às 14h. Saiba como participar!

A edição 2020 do Network Readiness Index revela a maioria das sociedades preparadas para o futuro. COVID-19 está acelerando a transformação digital e uma melhor governança necessária para evitar a desconexão global. 

Em 19 de outubro, os resultados e classificações da última edição do Network Readiness Report (NRI) foram divulgados pelo Portulans Institute, um Think Tank sem fins lucrativos com sede em Washington DC que substituiu o Fórum Econômico Mundial em 2019 para publicar o relatório anual com classificações que avaliam como os países estão prontos para alavancar as tecnologias da informação, preparando-se para o futuro. Nesta última edição do NRI, 134 economias foram avaliadas. O título do relatório é ‘Acelerando a transformação digital em uma economia global pós-COVID’. O Instituto Portulans contou com o suporte da STL para a realização do NRI 2020. 

O modelo metodológico do NRI reconhece a difusão das tecnologias digitais no mundo em rede de hoje e, portanto, baseia-se em quatro dimensões fundamentais: Tecnologia, Pessoas, Governança e Impacto. Essa abordagem holística significa que o NRI cobre questões que vão desde tecnologias futuras, como Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), ao papel da transformação digital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Nos últimos anos, a América Latina registrou muito progresso em preparação de redes de TICs e transformação digital. No entanto, a crise em função da Covid-19 impactou inegavelmente o desenvolvimento econômico e a competitividade da região. Quais economias estão mais bem posicionadas para manter e melhorar sua competitividade e a preparação digital em um mundo pós-COVID? Quais povos serão mais beneficiados? 

Em 27 de outubro de 2020, das 14h00 às 16h00 ET, o Instituto Portulans, em cooperação com a UNESCO, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), tem o orgulho de sediar um painel com especialistas destacando o progresso alcançado pela América Latina em termos de preparação de rede e transformação digital. A atividades contará com os seguintes painelistas (em ordem alfabética):

● Dr. Alexandre Barbosa, Gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento  da Sociedade da Informação, do NIC.br  (Cetic.br|NIC.br);

● Lídia Brito, Diretora do Escritório Regional da UNESCO para a Ciência na América Latina e o Caribe, e Representante da UNESCO na Argentina, Paraguai e Uruguai;

● Prof. Lourdes Casanova, Diretora e professora sênior de gestão, Gail e Roberto Cañizares, e Diretora do Instituto de Mercados Emergentes na Universidade Cornell;

● Prof. Soumitra Dutta, Professor de Administração - SC Johnson College of Business, Cornell University e Presidente, Portulans Institute;

● Diego Molano, Ex-Ministro de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia;

● Dr. Sebastian Rovira, Diretor de Assuntos Econômicos e Responsável pela Unidade de Inovação e Novas Tecnologias, UN-CEPAL;

● Moderador do evento: Carolina Rossini, CEO do Instituto Portulans. 

Interessados em participar do evento devem registrar-se aqui. 

Antes da pandemia COVID, os principais elementos de uma transformação digital global já existiam, tanto nas nações quanto nas empresas. Todos eles foram acelerados nos últimos meses: novas práticas afetaram a forma como trabalhamos, aprendemos, negociamos e interagimos. Essas novas práticas não desaparecerão em um ambiente pós-COVID. “A crise sanitária do COVID mostrou como as tecnologias digitais podem nos ajudar a ser mais bem organizados e resilientes ao enfrentar desafios sem precedentes. No entanto, a crise econômica e social que se seguirá mal começou a ser sentida. Para enfrentar as ameaças de desemprego em massa e crescentes desigualdades, a transformação digital agora é uma obrigação urgente,” disse Dr. Bruno Lanvin, co-fundador da Portulans e coautor do relatório. 

Sobre a região da América Latina, Dr. Lanvin acrescentou que “a América Latina continua sendo um continente com enorme potencial e desvantagens persistentes. Melhor cooperação regional é um ingrediente que pode ajudar a aumentar a preparação local para o futuro. A adoção de estratégias de transformação digital em todo o sistema também ajudaria e contribuiria para reduzir as desigualdades na região”. 

Por sua vez, Alexandre Barbosa, Gerente do Cetic.br | NIC.br comenta: “O NRI tornou-se um importante índice para os setores público e privado, apoiando a formulação de políticas públicas eficazes e estratégias setoriais para o avanço da sociedade da informação. É de fundamental importância que os dados estatísticos subsidiem as decisões de políticas públicas em questões relacionadas ao digital. Eu diria que, como uma ferramenta abrangente de avaliação e ação, o NRI fornece informações importantes sobre o estágio da transformação digital em cada país.” 

Os resultados deste ano são: 
Os 5 primeiros países são Suécia (1), Dinamarca (2), Singapura (3), Holanda (4), Suíça (5) 

Olhando para a América Latina:
Os 4 primeiros países regionais são em ordem (e com classificações globais entre parênteses após o nome do país): (1 º) Uruguai (47º), (2 º) Chile (50º), (3 º) Costa Rica (54º), (4 º) Brasil (59º). 

O Uruguai é o país latino-americano com melhor desempenho, com classificação global de 47º no NRI 2020. Apresenta desempenhos bastante consistentes em todos os pilares do NRI. Um de seus pontos fortes é o alto uso de tecnologias digitais entre seus indivíduos e autoridades nacionais. Entre seus maiores desafios relacionados às TIC está aumentar o papel das tecnologias avançadas em suas atividades econômicas e aumentar seu engajamento em tecnologias futuras. 

Não muito atrás está o Chile, que ocupa o 50º lugar no índice deste ano. O país tem um alto nível de uso de TIC entre sua população, especialmente no nível individual, e também uma governança relacionada a TIC que está entre as melhores da região. No entanto, mais poderia ser feito para fortalecer o envolvimento do país em tecnologias futuras. 

A Costa Rica também está entre as 3 primeiras economias da América Latina segundo o NRI, enquanto ocupa a 54ª posição globalmente. Ela se beneficia principalmente do alto uso de TIC, das habilidades entre seus cidadãos e do papel positivo das tecnologias digitais na sociedade. Um dos principais pontos fracos do país é o uso relativamente baixo de TICs pelas autoridades nacionais. 

O Brasil ocupa o quarto lugar regionalmente e o 59º globalmente no NRI 2020. Sua principal força está relacionada ao uso das TIC entre seu povo, especialmente na forma como o governo usa tecnologias digitais para se envolver com seus cidadãos. Entre as questões mais urgentes que o Brasil enfrenta estão a expansão do acesso às TICs e o aumento da adoção de tecnologias futuras. 

A vizinha Argentina está classificada em 60º no índice deste ano e, portanto, uma posição abaixo do Brasil. Desfruta de um alto uso de TIC entre seus cidadãos e seu governo é um usuário relativamente forte de tecnologias digitais no envolvimento com a população. Porém, mais poderia ser feito para melhorar o acesso às TICs e aumentar o investimento em tecnologias futuras. 

Mais detalhes podem ser vistos no relatório disponível para download, desde o dia 19 de outubro, em www.networkreadinessindex.org, onde você também pode encontrar as edições anteriores do NRI. 

Para maiores informações:
A edição deste ano é acompanhada pela Série de Diálogo sobre Transformação Digital do Portulans Institute - https://networkreadinessindex.org/digital-transformation-dialogues/, que entrevistou especialistas de alto nível de todo o mundo sobre vários aspectos da Transformação Digital - desde o papel das empresas e governos até questões de inclusão e muito mais. Confira a série de entrevistas de alto nível aqui. 

Sobre o Portulans Institute (PI):
Co-fundado em 2019 por Prof. Soumitra Dutta, Dr. Bruno Lanvin, e com Carolina Rossini como CEO, o PI é uma organização de pesquisa independente e apartidária, com sede em Washington DC. As áreas de especialização da PI incluem competitividade em tecnologia, prontidão para inovação e talento global. A missão do Instituto é:

• Desenvolver conhecimento e diálogo entre comunidades sobre como as pessoas, tecnologia e inovação contribuem para o crescimento sustentável e inclusivo.

• Informar os formuladores de políticas, produzindo métricas independentes e rigorosas, pesquisas baseadas em dados e atividades de treinamento.

• Colaborar com líderes do setor privado na condução de uma agenda de negócios que invista em pessoas, tecnologia e inovação para um futuro próspero em comum.

• Promover eventos e conferências sobre as questões acima que afetam a prosperidade econômica sustentável centrada no ser humano. 

Saiba mais em www.portulansinstitute.org e www.networkreadinessindex.org

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br:
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br:
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/

Sobre a STL:
STL é um integrador líder da indústria de redes digitais. Com mais de 25 anos de experiência em inovações de fibra óptica e soluções 5G seguras criadas na Índia e distribuídas globalmente, STL possibilita o valor total da conectividade, criando soluções de tecnologia ponta a ponta que tornam as redes digitais prontas para o amanhã. A STL projeta e integra redes digitais para seus clientes, com recursos básicos em Interconexão Ótica, Soluções Virtualizadas de Acesso, Software de Rede e Integração de Sistema. A STL possui parcerias com empresas globais de telecomunicações, empresas de nuvem, redes de cidadãos e grandes empresas para fornecer soluções para suas redes fixas e sem fio para necessidades atuais e futuras. 


Contatos para imprensa:
Instituto Portulans: info@portulansinstitute.org
NIC.br: imprensanic@webershandwick.com  / imprensa@nic.br
STL: alok.chander@stl.tech