ICANN no Brasil é marcada por decisões importantes para a Internet mundial


04 DEZ 2006



Evento aborda assuntos como organizações regionais, metas da entidade, IPv6, IDNs, governança e WHOIS; reunião conta com fóruns públicos

A grade de programação da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que acontece em São Paulo, até o dia 8 de dezembro de 2006, no Hotel Transamérica, traz reuniões importantes para a Internet mundial e abre espaço para a comunidade em fóruns públicos. Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento tem o inglês como língua oficial e algumas das reuniões têm tradução simultânea para o espanhol. Algumas das atividades também são transmitidas pela web via webcast.

A reunião da ICANN se inicia hoje, com a apresentação de um plano para a participação de organizações regionais (Latin America and the Caribbean Regional At-Large Organization LAC-RALO), na América Latina e Caribe, incluindo as metas da ICANN para a região. O IPv6, nova versão do protocolo IP da Internet, será um dos assuntos para o domingo, quando serão discutidas as suas necessidades e implementação mundial. Já no dia 3 de dezembro, o desenvolvimento e uso de Nomes de Domínio Internacionais (IDNs) serão os temas abordados.

Na segunda-feira, após a cerimônia de boas vindas, Paul Twomey anunciará os temas a serem abordados na reunião ao longo da semana. Um Fórum Público tratará da questão da governança na Internet e também estará em pauta o trabalho e o formato do Comitê de Nominações, a implementação de IDNs, e assuntos da GNSO (Generic Names Support Organization), como as questões relacionadas à criação ou não de novos gTLDs (generic Top Level Domains). No final do dia, um debate a respeito do WHOIS reunirá todos os interessados na discussão privacidade versus transparência em relação aos dados colhidos para o registro de domínios. O último tema discutido na segunda-feira será o plano para a participação das organizações regionais LAC-RALO.

Os membros do Country-Code Names Supporting Organization (CCNSO) se reúnem na terça, dia 5, para tratar de políticas de IDNs e outros temas de interesse para os administradores de códigos de país. Os diversos segmentos da GNSO (registries, registrars, provedores de internet e usuários não comerciais) terão suas reuniões na terça também. O quarto dia marca o início da reunião do GAC (Governmental Advisory Committee), que tratará de sua relação com a ICANN, de políticas para IDNs e outros temas de interesse. Vale ressaltar que esta é a única reunião fechada, ou seja, estritamente reservada para os representantes de governos (GAC).

No dia 6, quarta-feira, o GNSO realizará seu fórum público e a reunião de seu Conselho. No mesmo dia, reúnem-se o ALAC (At-Large Advisory Committee) e a ccNSO (country code Names Support Organization). Ocorrerão ainda workshops sobre o mercado de nomes de domínio, a estrutura dos futuros encontros da ICANN e dos IDNs. O Comitê Assessor de Segurança e Estabilidade (SSAC) ainda fará uma apresentação sobre DNSSEC (DNS seguro).

O penúltimo dia do ICANN Brasil, quinta-feira, 7 de dezembro, começará com o fórum público da entidade, com informações gerais sobre suas ações desde a última reunião pública, que aconteceu em Marrakesh, em junho, além de trazer as decisões e pendências sobre o planejamento estratégico da ICANN para o próximo ano. Um workshop técnico da ccNSO, versará sobre infra-estruturas e sistemas de registro e discutirá a necessidade da criação de um grupo de trabalho para cuidar das melhores práticas nas operações de registro. O dia termina com uma reunião do ALAC, na qual serão eleitos os seus novos membros.

Na sexta-feira, 8 de dezembro, acontece a reunião ordinária da diretoria da ICANN, aberta ao público. Além das reuniões previstas na agenda, haverá sessões simultâneas específicas nas diversas salas do centro de eventos do Hotel Transamérica. Para mais informações sobre horários e temas, visite o link: https://www.icann.org/meetings/saopaulo/#ScheduleandAgenda .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Sobre a ICANN

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN - Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolos, pela administração do sistema de domínios de primeiro nível, tanto genéricos (gTLDs) quanto de códigos de países (ccTLDs), e também pelas funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz. A ICANN se dedica também a preservar a estabilidade operacional da Internet, a promover a concorrência, a obter a ampla representação das comunidades globais da Internet e a desenvolver políticas adequadas à sua missão, por intermédio de processos representativos e com decisões baseadas em consenso.

Empresa: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte: Mariana Balboni, assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Jornalistas Responsáveis:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) - jessica@s2.com.br
Cristiana Rebouças- cristiana@s2.com.br
Claudia Fuji - claudiam@s2.com.br
Priscila Rocha - prirocha@s2.com.br