Hackathon no FIB12, em Natal, ensina a produzir vídeos sobre cidadania digital. Inscreva-se gratuitamente


26 MAI 2022



Melhores projetos serão premiados e publicados no site do Cidadão na Rede; a atividade acontecerá de 31 de maio a 3 de junho durante o 12º Fórum da Internet no Brasil

O projeto Cidadão na Rede, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), já conta com mais de 70 animações publicadas sobre as boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, e agora promoverá no 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB12) um hackathon – atividade que busca promover a integração dos participantes do evento por meio do desenvolvimento de um vídeo.

De 31 de maio a 3 de junho, os participantes do Fórum, que é um evento gratuito, poderão participar do hackathon e propor um projeto de uma animação de curta duração que promova o uso correto e responsável da rede, abrangendo questões técnicas ou comportamentais. Para isso, contarão com as orientações dos profissionais do NIC.br, responsáveis pelo projeto Cidadão na Rede, na escolha do tema, processo criativo, produção do storyboard, entre outros tópicos.

O hackathon faz parte da programação do 12º Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento brasileiro contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil. Veja a programação: https://forumdainternet.cgi.br/

Os vencedores do hackathon – grupo que apresentar o melhor projeto de animação – ganharão prêmios: um kit NIC.br, um smartwatch (relógio inteligente), além de certificado de participação e os créditos publicados no projeto Cidadão na Rede. Outros projetos que se destaquem também serão premiados. Os projetos de animações enviados para avaliação estarão sobre a licença CC BY-ND e poderão se tornar parte do projeto Cidadão na Rede. Inscrições para o hackathon podem ser feitas gratuitamente em: https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/hackathon-cidadao-na-rede/.

Confira a agenda dos encontros (presença obrigatória em apenas um dia):

●        Dia 31/05 (terça-feira) - 9:00 às 12:30
●        Dia 01/06 (quarta-feira) - 8:00 às 8:45
●        Dia 02/06 (quinta-feira) - 8:45 às 9:45

Data limite para entrega dos projetos (entrega por e-mail cidadaonarede@nic.br)

●        Dia 02/06 (quinta-feira) - 12:00

Premiação (participação obrigatória)

●         Dia 03/06 (sexta-feira) - 8:45 às 9:45

Para conhecer mais sobre o projeto Cidadão na Rede, acesse: https://cidadaonarede.nic.br/.

Anote na Agenda

Hackathon Cidadão na Rede no 12º Fórum da Internet no Brasil – FIB12
Dias:
 Terça-feira (31/05) à sexta-feira (3/06)
Local: Hotel Holiday Inn - Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova - Natal
Inscrições para o Hackathon Cidadão na Rede:
Inscrições para o FIB: https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/hackathon-cidadao-na-rede/
https://forumdainternet.cgi.br/


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Verbo Comunicação e Eventos
https://verboeventos.com.br/
Júlio Rocha – julioclr07@gmail.com – (84) 98705-0065
Sylvia Serejo - sylviaserejo@verboeventos.com.br – (84) 99982-2007

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Analista de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Analista de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/