HTML 5 e redes sociais serão analisados na 2ª Conferência Web W3C Brasil


29 SET 2010



World Wide Web Consortium (W3C Brasil), contará com a participação de importantes nomes da Internet brasileira e mundial. A Conferência acontece entre os dias 5 e 6 de outubro, paralelamente ao Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, em Belo Horizonte (MG).

Paul Cotton, chair do Grupo de Trabalho HTML5 no Consórcio WWW - W3C e representante da Microsoft Canadá, abordará “O Futuro da Web e o HTML5”. Paul tem sido atuante no W3C  por 13 anos e foi eleito para o Conselho Consultivo do W3C e para o W3C Technical Architecture Group (TAG). Também no W3C presidiu grupo de trabalho XML Query, dentre outros.

A "Ciência da Web e o estudo das redes sociais" será o tema da palestra do Prof. Noshir Contractor, membro da The Web Science Trust e diretor do grupo de pesquisas em Ciência das Redes em Comunidades (SONIC) na Universidade Northwestern, EUA. Atualmente, Noshir investiga sobre os fatores que levam à formação, manutenção e dissolução das dinâmicas da “linkagem” social e redes de conhecimento em uma grande variedade de contextos, incluindo comunidades de práticas científicas ou em negócios, além de redes sociais virtuais.

O painel “O futuro da Internet e ecossistema comunicacional” contará com a presença de Sérgio Amadeu, professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Amadeu pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. É autor dos livros "Exclusão Digital: a miséria na era da informação" e "Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento".

O “Futuro da Internet no Brasil e no Mundo" será analisado por Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br. Getschko iniciou seu envolvimento com a rede mundial desde 1987 e integra como conselheiro o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 1995. Atualmente leciona Arquitetura de Computadores na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

A apresentação da designer de computação Fernanda Viégas terá como tema "Visualização de dados é um meio de comunicação". Os trabalhos de Viegas se concentram nos aspectos sociais, colaborativos e artísticos da visualização da informação. Atualmente ela é uma das líderes do grupo "Big Picture" do Google, em Cambridge, Massachusetts, EUA. Fernanda Viégas estudou linguística, engenharia química e educação no Brasil e nos Estados Unidos. Após se dedicar ao design gráfico, fez seu doutorado no Massachussets Institute of Technology (MIT), um dos mais famosos institutos de tecnologia do mundo.

A Conferência Web W3C Brasil foi criada para oferecer ao público brasileiro um amplo fórum anual de discussão e debate sobre a evolução da Web, a padronização de suas tecnologias e seu impacto na sociedade e na cultura. O evento reunirá pesquisadores, desenvolvedores, usuários, empresas, agências digitais, mídia e todos aqueles que são apaixonados pela Web e que têm algo a oferecer, usar e debater.

Os interessados em participar devem preencher um formulário de inscrição no site: https://conferenciaweb.w3c.br/inscricoes.

Anote na agenda
2ª Conferência Web W3C Brasil
Data:
5 e 6 de outubro de 2010
Local: Dayrell Hotel e Centro de Convenções – Rua Espírito Santo, 901 - Centro - Belo Horizonte - MG
Site: https://conferenciaweb.w3c.br/

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br
Por deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: https://www.w3c.br

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (https://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Para mais informações, acesse: https://www.s2publicom.com.br ou https://www.cgi.br.

Contatos para a Imprensa: S2 Comunicação Integrada
https://www.s2.com.br
Twitter / Flickr / Youtube: S2comunicacao

Everton Schultz - everton.schultz@s2.com.br
Juliana Gilio - juliana.gilio@s2.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/