Estão abertas as inscrições para o VIII Fórum da Internet no Brasil


03 SET 2018



Sessões plenárias e workshops compõem a programação do evento, e englobam temas como inclusão digital, liberdade de expressão e cibersegurança

A 8ª edição do Fórum da Internet no Brasil está com inscrições abertas a partir de hoje. O evento, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, será realizado de 4 a 7 de novembro no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO), e contará com workshops que abordarão temas como privacidade e proteção de dados, evolução da governança da Internet, liberdade de expressão, cibersegurança, inclusão digital, mercado de trabalho, Internet e jurisdição, mulheres na governança, entre outros.

Os interessados em participar já podem inscrever-se gratuitamente pelo site https://forumdainternet.cgi.br/. “Temos o objetivo de inovar a cada edição do Fórum trazendo à tona discussões pertinentes e atuais sobre temas que dizem respeito à governança da Internet no Brasil. É um espaço onde conseguimos unir representantes de vários setores. O papel do CGI.br é incentivar o diálogo transparente entre todos e ajudar o país a ter uma Internet cada vez mais democrática e colaborativa. Estamos muito animados para mais um ano de trabalho”, diz Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br.

As atividades da 8ª edição do Fórum começam no dia 4 de novembro com o “Dia Zero” – que traz atividades auto organizadas por entidades dos diferentes setores participantes do evento. Nos dias seguintes a programação seguirá com participações de destaques em sessões plenárias, que tratarão de temas como Acervos Digitais; Internet e Eleições; Plataformas e Mercado de Dados na Internet, entre outros. Durante o Fórum também será lançada a publicação da pesquisa TIC Domicílios 2017, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Os 27 workshops selecionados para esta edição foram escolhidos a partir da chamada de propostas, realizada no primeiro semestre do ano. “Damos os parabéns a todos os proponentes de workshops submetidos ao Fórum pela alta qualidade das propostas e também à Comissão de Avaliação pelo ótimo resultado da seleção com diversidade regional e setorial plenamente atingidas. Teremos certamente um ótimo Fórum na cidade de Goiânia”, afirmou José Luiz Ribeiro Filho, conselheiro do CGI.br e coordenador do GT para o Fórum da Internet.

A lista completa com os workshops selecionados pode ser acessada pelo sítio https://forumdainternet.cgi.br/workshops-selecionados/.

Sobre o Fórum      
Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, o evento caracteriza-se por seu formato multissetorial, pelo seu caráter itinerante e por propiciar um espaço de diálogo com a participação de representantes do setor governamental, setor empresarial, comunidade científica e tecnológica, terceiro setor, e comunidade de desenvolvedores e usuários da Internet. Principal encontro no País sobre temas relacionados à governança da Internet e atividade preparatória para a participação brasileira no IGF, será realizado pela primeira vez em ambiente universitário e na região Centro Oeste do País, no Centro de Eventos do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Anote na Agenda
VIII Fórum da Internet no Brasil
Data: 4 a 7 de novembro de 2018
Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás
Endereço: Av. Esperança, s/n - Vila Itatiaia, Goiânia - GO
Inscrições gratuitas: https://forumdainternet.cgi.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/NICbrvideos   
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br          
Telegram: https://telegram.me/nicbr