Encontro do Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate discute alfabetização para a cidadania digital


29 OUT 2019



Evento contará com o lançamento das publicações TIC Educação 2018 e TIC Kids Online Brasil 2018

O encontro de encerramento do Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate discutirá a alfabetização para a cidadania digital no dia 5 de novembro (terça-feira), em São Paulo, com realização do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Sesc São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A entrada é gratuita, e os interessados deverão retirar o ingresso uma hora antes da atividade no hall do teatro do Sesc Pompeia (local do evento).

Na ocasião, serão lançadas as publicações das pesquisas TIC Educação 2018 e TIC Kids Online Brasil 2018, além do segundo volume da publicação do Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate, que reúne os debates realizados no primeiro semestre de 2019. A partir dos dados sobre o uso das TIC em escolas e por crianças e adolescentes, o encontro vai aprofundar o debate sobre a apropriação crítica das tecnologias, com a participação de Alexandre Barbosa (gerente do Cetic.br), Danilo Miranda (Diretor Regional do SESC-SP) e Fernando Almeida (professor da PUC-SP).

Na atividade principal do encontro, a palestrante internacional Cristina Ponte (professora associada na Universidade Nova de Lisboa) ministrará uma conferência mediada por Patrícia Blanco (presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta). Cristina coordena a equipe portuguesa da rede europeia EU Kids Online desde o seu início, em 2006, e faz parte da sua direção. Questões como o desenvolvimento da capacidade de leitura reflexiva e analítica no contexto da cultura digital serão abordadas pela especialista, além dos papéis atribuídos à educação no apoio à formação dos indivíduos e da sociedade.

Os dados das pesquisas lançadas servirão de subsídio para o debate. A TIC Educação 2018 aponta que 57% dos alunos afirmam que os professores disseram quais sítios deveriam utilizar para fazer trabalhos escolares e 51% que os professores os orientaram a comparar informações em sítios diferentes. De forma complementar, a TIC Kids Online 2018 revela que 74% das crianças e adolescentes conectados pesquisam na Internet para fazer trabalhos escolares, 63% fazem pesquisas por curiosidade ou vontade própria e 53% leem ou assistem a notícias na Internet. “A alfabetização para a cidadania digital se torna cada vez mais relevante, já que a maior parte dos nossos jovens utilizam redes sociais e consomem conteúdo multimídia na Internet”, destaca Alexandre Barbosa.

Informações completas sobre palestrantes e programação do último encontro desta 3ª edição do Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate estão disponíveis em: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/ciclo-cultura-educacao-e-tecnologia-em-debate-3-edicao-mesa-3.

Ciclo de Diálogos 
O primeiro encontro deste Ciclo contou com a participação de Antônio Valverde (professor da PUC-SP) e Caitlin Mulholland (professora da PUC-RJ) e discutiu a relação entre a ética, a educação e a cultura digital. O segundo debate abordou questões relacionadas à criação de formas distribuídas e democráticas de produção, disseminação e apropriação de conteúdos educacionais na rede, com a participação de Paula Sibilia (professora da Universidade Federal Fluminense) e Tel Amiel (professor da Universidade de Brasília).

Anote na Agenda
Ciclo "Cultura, Educação e Tecnologias em Debate" – Alfabetização para a cidadania digital
Data: 5 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93, Pompeia - São Paulo
Inscrições: entrada gratuita. Os interessados deverão retirar o ingresso uma hora antes da atividade no hall do teatro do Sesc Pompeia.

Credenciamento para jornalistas:
Os jornalistas devem confirmar a participação no Ciclo "Cultura, Educação e Tecnologias em Debate – Alfabetização para a cidadania digital” com Ana Jones no telefone (11) 3027-0200 ramal: 312 ou e-mail ana.jones@webershandwick.com.

Sobre o CPF-Sesc
Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo. Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa à qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas.        

Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: (11) 3254-5600
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

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