EGI divulga lista de alunos selecionados para o primeiro Curso a Distância de Introdução à Governança da Internet


24 SET 2021



Curso pretende ampliar a rede de pessoas no Brasil que hoje debatem a governança da Internet de forma mais avançada e crítica


Questões políticas, econômicas e sociais ligadas à Internet, assim como o debate sobre a regulamentação de plataformas, entre outras, ganham maior profundidade se fundamentadas em conceitos técnicos da governança da rede. Visando a oferecer esses instrumentos é que a Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI) promove seu primeiro Curso a Distância de “Introdução à Governança da Internet: aspectos técnicos e sociais”, que acaba de divulgar a relação dos alunos selecionados em: https://egi.nic.br/lista-selecionados/.

Contando com a larga experiência da atuação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em governança da rede, o curso, oferecido gratuitamente, acontecerá de 27 de setembro a 12 de novembro, somando 35 horas de duração.

No total, foram disponibilizadas 50 vagas, cujas inscrições aconteceram pelo site da EGI e terminaram no último dia 21 de setembro. O modelo a distância possibilitará turmas mais plurais, contemplando alunos de diversas regiões do país. Serão abertas novas turmas anualmente.

A ideia de um curso introdutório nasceu durante o processo de seleção do Curso Intensivo que a EGI oferece todos os anos: “Notamos que havia uma lacuna, já que não existe no mercado capacitação básica trazendo os conceitos primários que possibilitem uma compreensão do universo que envolve a governança da Internet, e por consequência há a oportunidade de um melhor aproveitamento para quem tiver interesse em aprofundar ainda mais alguns desses conceitos no Curso Intensivo”, afirma Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br e responsável pela criação da EGI. “A proposta é compartilhar conhecimento para que cada vez mais pessoas entendam sobre os aspectos técnicos e sociais intrínsecos à Internet, de forma a que tenham condições de compreender discussões mais avançadas sobre o tema”. Mesmo sendo introdutório, o curso é bastante rico em conteúdo e abre novos horizontes e formas de enxergar os avanços da rede.

O curso a distância da EGI conta com 7 módulos:

Módulo 1 - Introdução (27/09 a 03/10): O foco será no documento Princípios para Governança e Uso da Internet no Brasil, criado em 2009 pelo CGI.br, e o papel deste Decálogo de Princípios na construção dos debates sobre a regulação da rede. O documento foi base para a construção do Marco Civil da Internet, aprovado como lei em 2014.

Módulo 2 - Governança da Internet (04/10 a 10/10): O módulo abrange conceitos de governo e governança; ecossistema dos atores da Internet no Brasil e no cenário internacional; assim como o histórico da Internet no Brasil.

Módulo 3 - Computação em redes (11/10 a 17/10): O que é uma rede de computadores; pacote de dados e informações; modelos de camada TCP/IP e OSI/ISO estão entre os assuntos que serão abordados neste módulo.

Módulo 4 - Internet (18/10 a 24/10): Os conteúdos programáticos serão: Cadeia de conectividade; Protocolo de Internet (IP); Sistemas Autônomos; Border Gateway Protocol (BGP); Pontos de Troca de Tráfego (PTT) e Rede de Distribuição de Conteúdo ou Content Delivery Network (CDN); Sistemas de Nomes de Domínio ou Domain Name System (DNS); o princípio da neutralidade da rede e o Marco Civil da Internet.

Módulo 5 - Segurança da Internet (25/10 a 31/10): Princípios de segurança da informação; criptografia; segurança de redes: controle, privacidade e segurança na Internet.

Módulo 6 - World Wide Web (01/11 a 07/11): Tecnologias fundamentais e arquitetura da Web; história da Web; Web aberta: abertura, universalidade e descentralização; inclusão digital serão alguns dos tópicos analisados.

Módulo 7 - Internet e Sociedade (08/11 a 12/11): Entre os assuntos que serão abordados, estão a independência da Internet; Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e Decálogo do CGI.br; além da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD (Lei 13.709/2018) e a GDPR 2016.

Os módulos serão abertos semanalmente e terão propostas diferenciadas de acordo com cada tema: webinar, aula, discussão em fórum e estudo de caso, entre outras atividades. Os alunos terão disponível um conjunto de materiais complementares para que possam aprofundar ainda mais seu conhecimento, além de um espaço para esclarecer dúvidas sobre as atividades propostas, ao mesmo tempo que proporciona troca de experiências e um ambiente para construção de redes na plataforma do curso.

Sobre a EGI
A EGI é uma iniciativa do CGI.br conduzida pelo NIC.br que tem como principal objetivo capacitar gestores públicos, formuladores de políticas públicas, profissionais da área jurídica, empresários, pesquisadores, acadêmicos, comunidade técnica, ativistas de organizações da sociedade civil e demais interessados sobre o funcionamento e a governança da Internet, fornecendo subsídios, aprofundando conceitos e explicitando os contextos, temas, desafios e foros de debate. A EGI também realiza oficinas em centros de pesquisa e apoia iniciativas de capacitação de governança da Internet em áreas acadêmicas e governamentais no Brasil. Mais informações: https://egi.nic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).


Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/principios). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579  

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Analista de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Analista de Comunicação - bmigues@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn:
 https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/