Conferência Web W3C Brasil incentiva a transparência pública


16 NOV 2009



Transparência Camp estimulará a discussão e o desenvolvimento de aplicativos. Objetivo é motivar a participação da sociedade por meio da rede

O W3C Brasil realiza em 23 e 24 de novembro a 1ª Conferência Web W3C Brasil em São Paulo. O evento abordará assuntos como acessibilidade e usabilidade, web semântica, mecanismos de busca, mobilidade, governo eletrônico, segurança, redes sociais e computação na nuvem, entre outros. Em paralelo, para discutir conhecimento e aplicativos sobre transparência pública e novas tecnologias, ocorrerá o Transparência Camp.

"Com a iniciativa, desenvolvedores, comunicadores, ativistas, gestores públicos e acadêmicos terão a oportunidade de não apenas discutir questões relevantes sobre o desenvolvimento da web, o uso que os governos fazem dela, transparência e participação, como também criar soluções ligadas a dados governamentais abertos, reutilizando-os e reformatando-os em aplicações inovadoras por meio da rede e do olhar da sociedade", disse Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil.

O objetivo é estimular os presentes a participarem de debates e atividades de desenvolvimento. Haverá duas formas de participação: Trilha de Desenvolvimento ou Trilha de Discussão. Na primeira os inscritos trabalharão sobre ideias pré-selecionadas de aplicativos, ferramentas e sites, que usam dados e tecnologia abertos da rede e, ao final do evento, essas aplicações serão apresentadas ao público. Já na Trilha de Discussão será possível debater temas abordados no evento a partir de uma metodologia horizontal.

O Transparência Camp é gratuito e com número limitado de vagas. Para participar, é necessário submeter uma proposta para a Trilha de Desenvolvimento pelo site: https://moderator.appspot.com/#e=f78f1. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira (13/11) e os selecionados poderão participar da 1ª Conferência Web W3C Brasil gratuitamente.

Anote na agenda
1ª Conferência Web W3C Brasil
Data e horário:
23/11, segunda-feira (das 12h00 às 18h00) e 24/11, terça-feira
(das 9h às 18h)
Local: Blue Tree Towers Morumbi - Avenida Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin - São Paulo - SP
Informações: https://conferenciaweb.w3c.br

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade.

Mais informações em: https://www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (https://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (https://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (https://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (https://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Para mais informações: https://www.cgi.br / https://www.s2.com.br / https://twitter.com/S2comunicacao.

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br