Comitê Gestor criará infra-estrutura para ensino a distância


10 AGO 2000



Primeiro curso está programado para início em novembro

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) aprovou, no dia 10 deste mês, a aquisição de equipamentos que permitirão a formação e qualificação de profissionais em cursos realizados pela Internet. O projeto foi criado e apresentado pela coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos, Liane Tarouco.

O curso que inaugurará esse novo projeto é voltado para a Gerência de Redes e terá 60 horas de duração. Sua programação inclui a realização de aulas síncronas - com videoconferências e chats - e assíncronas - recepção de vídeos, material, atividades de laboratório e resposta a testes e avaliações.

Esse curso será a primeira experiência do país onde as aulas serão efetivamente transmitidas pela Internet. O aluno receberá todo o conteúdo em seu PC, onde quer que esteja.

Segundo Liane Tarouco, essa iniciativa é válida não só pelo conteúdo de excelente qualidade que será transmitido, mas pela experiência em transferência de dados e conhecimento pela Internet. O período de inscrição será divulgado através da página do CGI.br.

ESTATÍSTICAS

Na mesma ocasião, os conselheiros aprovaram a realização de pesquisa que fará o levantamento dos investimentos realizados na Internet desde 1998. Para isso, será feita uma parceria entre o Comitê Gestor e o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela definição e acompanhamento da metodologia que será empregada no processo.

O principal objetivo deste projeto é identificar o cenário econômico atual e fornecer informações para os interessados no assunto (bancos, fundos de investimentos, empresas de Internet, imprensa, universidades, Governo etc.), além de acompanhar a migração do capital. A estimativa é que em setembro já se tenha o primeiro esboço da pesquisa.

O Cadastro Nacional de Provedores de Internet, projeto proposto pelo conselheiro António Tavares, também já está prestes a entrar no ar, passando pelos últimos ajustes. Ele será a principal fonte de informação sobre a real situação dos provedores brasileiros, agregando não apenas os provedores de acesso, mas os de conteúdo e serviços.

Outro item que servirá como auxílio a todos aqueles que fazem uso da Internet é a Cartilha de Segurança. "A primeira versão já está pronta, passando apenas por revisões de forma. Acredito que em 30 dias já teremos o material disponível para acesso no site do CG", comenta Cássio Vecchiatti, conselheiro responsável pela redação dos textos. Vecchiatti lembra que os textos serão constantemente atualizados, estando em permanente consonância com a evolução da Internet.

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr.
Tel.: (61)347-5654
(61)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br