CGI.br lança “A Era da Interdependência Digital” em português, livro com relatório completo do Painel de Alto Nível da ONU


03 SET 2020



Publicação é mais uma da série Cadernos.CGI.br com livros e documentos globais referenciais para a governança da Internet

A coleção Cadernos CGI.br – Série Referências, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), traz mais uma publicação relevante para o universo da governança da Internet. Trata-se do livro A Era da Interdependência Digital – Relatório do Painel de Alto Nível Sobre Cooperação Digital do Secretário-Geral da ONU, examinando o tema a partir do impacto social, ético, legal e econômico das tecnologias digitais, a fim de maximizar benefícios e minimizar danos. E para lançar essa nova publicação teremos a estreia do evento on-line “Marca Texto – Cadernos CGI.br”, um momento reservado para discussão e análise dos principais assuntos abordados na publicação. Pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema já podem baixar gratuitamente o livro por meio do endereço: https://cgi.br/publicacao/cadernos-cgi-br-a-era-da-interdependencia-digital/.

O Painel de Alto Nível Sobre Cooperação Digital do Secretário-Geral da ONU foi estabelecido em 2018 e contou com 125 atividades e o engajamento de mais de 4.000 indivíduos, representando 104 países. O relatório do Painel, traduzido para português pelo CGI.br, conta com a introdução de Edson Prestes, docente do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e um dos membros desse Painel da ONU, que teve o envolvimento de representantes de organizações governamentais, empresariais, acadêmicas, filantrópicas e da sociedade civil.

“Olhando para comunidades vulneráveis, desprezadas pelo poder público, que tipos de benefícios ou malefícios o mundo digital poderá trazer a curto e médio prazos? De uma forma mais direcionada, o que acontecerá se sistemas baseados em Inteligência Artificial estiverem presentes no nosso cotidiano sem uma ampla discussão sobre o seu impacto? O que acontecerá com pessoas em situações de vulnerabilidade se não existirem proteções contra o mau uso da tecnologia?”, cita Prestes em sua introdução, trazendo seu olhar para a realidade brasileira.

O relatório avalia a contribuição das tecnologias digitais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, discute a aplicação dos direitos humanos à era digital, identifica lacunas nos mecanismos atuais de cooperação digital global, fornecendo três opções para potenciais novas arquiteturas de cooperação digital global e analisa o papel das Nações Unidas nesse contexto. A publicação reúne ainda uma série de recomendações do Painel para moldar o futuro digital comum.

Lançamento
Para promover o lançamento do livro “A Era da Interdependência Digital – Relatório do Painel de Alto Nível Sobre Cooperação Digital do Secretário-Geral da ONU”, o CGI.br realizará a primeira edição do evento on-line “Marca Texto Cadernos CGI.br”. Edson Prestes (UFRGS), autor da introdução, e Flávio Wagner (UFRGS), responsável por revisar a tradução para português, debaterão os principais destaques dos assuntos tratados no livro. O lançamento será nesta quinta-feira (3/9), às 17h, com transmissão pelo YouTube do NIC.br.

Sobre os Cadernos CGI.br
A coleção Cadernos CGI.br reúne publicações diversas sobre o uso e a governança da Internet. Além de publicar em português os documentos produzidos durante a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), os títulos incluem a versão em língua portuguesa do livro “Uma Introdução à Governança da Internet”, da DiploFoundation, a Declaração Multissetorial do NETmundial (em sete idiomas), um livro que reúne os relatórios dos dez primeiros anos do Internet Governance Forum (IGF) e o estudo “Combate ao Spam na Internet no Brasil” (disponível em português, inglês e espanhol). Para baixar os “Cadernos CGI.br” basta acessar: http://www.cgi.br/publicacoes/indice/livros/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br 
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br     
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/ 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Rogério Sousa – rsousa@webershandwick.com – (11) 95129-0037
Renata Albuquerque - RAlbuquerque@webershandwick.com - (11) 98415-0345 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
 caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 
Bruna Migues - Assistente de Comunicação – bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://www.instagram.com/nicbr/