CGI.br e NIC.br lançam programa de incentivo à pesquisa sobre impactos da Inteligência Artificial na Web
Iniciativa apoiará três grupos de pesquisa por até 36 meses, oferecendo bolsas, filiação ao W3C e apoio para participação em eventos internacionais
São Paulo, 11 de novembro de 2025 – O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) divulgam chamada para o “Programa de Incentivo à Pesquisa sobre o Impacto da IA na Web e Participação Brasileira no W3C”. A iniciativa busca fomentar pesquisas sobre as transformações que a inteligência artificial (IA) está promovendo no ecossistema da Web e, ao mesmo tempo, fortalecer a presença do Brasil nos processos de padronização conduzidos pelo World Wide Web Consortium (W3C). As propostas podem ser submetidas até o dia 02 de fevereiro de 2026. A divulgação dos resultados será a partir de março de 2026, por meio do site https://cgi.br/.
A chamada selecionará três grupos de até quatro integrantes, cada, que receberão um pacote de apoio, incluindo auxílio mensal, filiação da instituição de vínculo ao W3C, além de custeio de viagens para participação em conferências de relevância internacional e na plenária técnica do W3C (TPAC). O programa tem duração de até 36 meses.
“O programa é um investimento estratégico para capacitar pesquisadores do país e garantir que a perspectiva brasileira influencie o desenvolvimento global da Web. Ele busca posicionar o Brasil como protagonista na produção de conhecimento científico e na atuação estratégica nos grupos de trabalho do W3C”, destaca Percival Henriques, conselheiro do CGI.br Coordenador Geral do Programa.
“A Web está evoluindo para um ambiente mais ‘agêntico’, em que sistemas de IA executam tarefas complexas de forma autônoma. É um momento de transformação profunda, e o Brasil precisa estar na vanguarda, não apenas pesquisando, mas também contribuindo ativamente para a criação dos padrões técnicos que moldarão o futuro da Web”, afirma Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), departamento do NIC.br envolvido com a chamada.
A chamada pública reflete o compromisso do CGI.br e do NIC.br com a produção de conhecimento e o fortalecimento da comunidade técnica nacional. Os critérios de seleção da iniciativa visam a promover a diversidade de gênero, raça e representatividade regional entre os selecionados.
“A participação nos grupos de trabalho do W3C é essencial para que as tecnologias da Web sejam desenvolvidas de forma aberta, interoperável e acessível para todos. Queremos que os pesquisadores brasileiros não apenas publiquem em conferências de relevância, mas que também levem suas contribuições para os fóruns onde os padrões da Web são definidos”, enfatiza Percival.
Detalhes do programa
Aos três grupos de pesquisa selecionados, o programa oferecerá as seguintes modalidades de apoio:
- Auxílio-pesquisa mensal: por até 36 meses, com valores que variam de R$ 2.100,00 (mestrandos) a R$ 5.200,00 (coordenador doutor).
- Filiação ao W3C: apoio integral para que a instituição de vínculo do coordenador se filie ao W3C, permitindo a participação ativa nos grupos de trabalho.
- Participação em eventos: custeio de inscrição, passagens e diárias para um integrante de cada grupo participar anualmente da conferência W3C TPAC.
- Apoio à publicação internacional: suporte para participação em conferências de destaque (como TheWebConf, WSDM, ACM CHI, entre outras) para apresentação de artigos aceitos.
As propostas que cumprirem os requisitos da Chamada Pública passarão pelo crivo de uma Comissão de Avaliação, designada pelo CGI.br e pelo NIC.br, composta por membros internos e externos. A análise considerará, entre outros critérios, a aderência aos temas estratégicos prioritários, que incluem: conceitos e fundamentos técnicos de Agentic Web; protocolos de Agentes de IA na Web; técnicas de controle e autorização de bots e crawlers; comportamentos emergentes dos usuários da Agentic Web, entre outros.
Para ler a chamada na íntegra, acesse: https://cgi.br/pagina/apoio-pesquisa-impacto-ia-web/.
Serviço
Chamada para o “apoio à pesquisa sobre o Impacto da Inteligência Artificial na Web e a participação em Grupos de Trabalho do W3C"
Quem pode participar: podem submeter propostas pesquisadores com vínculo a Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, públicos ou privados, sediados no Brasil.
Período de submissão: de 7 de novembro de 2025 a 2 de fevereiro de 2026
Submissão de propostas: programa-web@cgi.br
Seleção e divulgação dos resultados: a partir de março de 2026
Informações e edital: https://cgi.br/
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Informações para a imprensa
Assessoria NIC.br - nic@maquinacohnwolfe.com
Ruan Segretti – ruan.segretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 97309-7095
Fernanda Sátiro – fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com – (11) 99203-7650
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/
