CGI.br divulga principais indicadores da TIC Microempresas


28 DEZ 2011



a maioria ainda não possui sítio Web

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) anuncia os resultados da pesquisa TIC Microempresas 2010. Os dados atualizam o levantamento de 2007.

Realizada entre setembro e novembro de 2010, com mais de 1.500 empresas brasileiras que empregam até 10 funcionários, a pesquisa apontou estabilidade no número de microempresas informatizadas. Em 2007, 69% tinham computadores com acesso à Internet e este patamar se manteve estável em 2010.

Infraestrutura
Nos três anos de intervalo entre as duas pesquisas, observou-se um aumento do número de microempresas que possuem redes internas de computadores. Seguindo o comportamento das companhias com 10 ou mais funcionários, há maior incidência de microempresas com rede LAN com fio (de 59% para 66%), e sem fio (de 17% para 31%).

Em relação à conexão, houve uma diminuição de 10 pontos percentuais no acesso por modem digital via acesso discado. O índice, que era de 14% em 2007, baixou para 4% em 2010. Por outro lado, a conexão por modem via cabo subiu de 14% para 28%. No entanto, a maior diferença foi verificada na conexão via celular (modem 3G). Entre 2007 e 2010, houve crescimento de quase 10 pontos percentuais, passando de 1% para 10%.

Problemas com vírus foram citados por 48% das microempresas, o que demonstra que questões de segurança ainda estão presentes. Verifica-se também que a adoção de sistemas operacionais de código aberto (e gratuitos) ainda permanece com índices relativamente baixos, de apenas 13%.

Uso da Internet
Em relação ao uso das TIC, a diferença entre micro e grandes empresas é bastante considerável. Empresas com 10 ou mais funcionários apresentam um patamar de quase universalidade, com 97% delas utilizando computadores com acesso à Internet, enquanto nas microempresas este índice é de 69%.

No caso das microempresas, a maioria dos entrevistados (64%) alega não necessitar da Internet para seus negócios. E mesmo aqueles que declaram usá-la, limitam-se a funções básicas, como envio de e-mail (97%) ou buscas online (88%). Atividades que exijam maior familiaridade com a Internet, como usar serviços bancários online, oferecer serviços ao consumidor, e o uso em treinamento, têm índices ainda relativamente baixos, principalmente quando comparados a empresas com mais de 10 funcionários: 58% das microempresas utilizam serviços bancários, 51% fazem uso de mensagens instantâneas, e apenas 40% oferecem serviços ao consumidor.

O estudo identificou ainda que 48% dos pequenos negócios restringem o acesso dos funcionários a páginas específicas, como sítios de relacionamento (33%) e não pertmitem o uso de e-mail  (27%). “O número pode parecer alto, mas em comparação com o comportamento observado entre as empresas com 10 ou mais funcionários, nas microempresas este patamar é menos elevado. Isso demonstra uma tendência de queda no nível de restrição de acordo com o porte da empresa”, declara Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Presença Digital
A presença das microempresas na Web também ainda é pequena: 73% delas não possuem sítio na Web e 83% delas sequer figuram em canais online de parceiros ou terceiros. Aquelas que têm página na Internet oferecem somente recursos básicos, como catálogos e listas de preços de produtos.

Outro indicador importante avaliado na consulta foi o uso que essas empresas fazem de sítios governamentais. O índice, bastante significativo e similar ao que foi apresentado por empresas maiores, aponta que 71% das microempresas acessam páginas do governo. Entretanto, somente 7% das empresas com 1 a 9 funcionários adquirem bens ou serviços de organizações governamentais via Internet e apenas 37% fazem pagamentos pela rede a esses órgãos.

Sobre o CETIC.br
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. 

Para mais informações: 

http://www.cgi.br

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr