CGI.br divulga lista de jovens selecionados para participar do IGF 2015
Escolhidos pelo desempenho apresentado no Programa Youth@IGF, brasileiros e estrangeiros receberão bolsa auxílio que inclui acomodação, custos de viagem e alimentação
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a Internet Society (ISOC) publicaram a lista de jovens brasileiros e latino-americanos selecionados para participar no 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), que será realizado de 10 a 13 de novembro em João Pessoa (PB). Dos 127, integrantes do Programa Youth@IGF, 73 receberão bolsa auxílio que inclui acomodação, custos de viagem e alimentação. A lista dos contemplados está disponível no sítio: http://igf2015.br/approved-travel/
Os escolhidos demonstraram liderança, comprometimento e dedicação durante as atividades do programa, que contou com o apoio de empresas como Google, Intel e Verizon. Os jovens contarão com atividades específicas durante a programação do fórum, o que inclui encontros regulares para acompanhamento das atividades do grupo e apoio dos tutores para auxiliar na efetiva participação nos debates e atividades oficiais.
“Essa contribuição do CGI.br tem o objetivo de estender o debate a todos os que tenham interesse em contribuir com o desenvolvimento da Internet. Os jovens são parte fundamental desse processo”, ressalta Thiago Tavares, membro do CGI.br. “A Intel acredita em uma Internet dinâmica e plural, que se renova e gera oportunidades. Por isso apoia o Youth@IGF, que seleciona jovens e os prepara para participarem do IGF 2015. Essa geração moldará o futuro da Internet com suas ideias", comenta Emilio Loures, diretor de políticas públicas da Intel.
De acordo com Sebastian Bellagamba, Diretor da Internet Society para América Latina e Caribe, “a ISOC ficou honrada em apoiar o programa, pois é uma oportunidade de empoderar a nova geração de líderes da Internet na região, por meio da capacitação e intercâmbio de informações, bem como uma forma de atender às necessidades da comunidade com o fomento da discussão regional de Governança da Internet”, afirmou.
"O Google sempre foi um defensor de uma Internet gerida em conjunto pela iniciativa privada, a comunidade tecnológica, a sociedade civil e os governos. É como tem funcionado e é a melhor maneira de resolver os desafios técnicos e políticos e econômicos de uma Internet verdadeiramente global. Entendemos que é fundamental capacitar os jovens para participar ativamente desse processo de governança da Internet", complementa Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas do Google Brasil.
Sobre o Programa Youth@IGF
O Programa Youth@IGF foi composto por três fases principais: curso online, trilhas de discussão e bolsa de participação ao IGF 2015. Na primeira fase foram selecionados 127 jovens entre 18 e 25 anos, sendo 91 brasileiros e 36 estrangeiros, para participar de um curso online com quatro semanas de duração, ministrado em português, espanhol e inglês, e que abordou os seguintes módulos: Introdução à Governança; Atores e Grupos de Interesse; Infraestrutura, Padrões e Protocolos; e Princípios da Internet.
Os alunos aprovados na primeira fase foram convidados a escolher uma das trilhas de discussão para aprofundar o conhecimento e a discussão nos respectivos tópicos: Inovação e Empreendedorismo; Privacidade e Segurança e Governança da Internet. No total, serão realizados 14 webinars com especialistas nacionais e internacionais nos temas das trilhas.
Sobre o IGF 2015
Há 10 anos sob a reponsabilidade do Secretário-Geral da ONU, o IGF 2015 reunirá representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet. Com o tema Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável, o evento contará com debates e discussões sobre subtemas como Cibersegurança e Confiança; Economia da Internet; Inclusão e Diversidade; Abertura de Acesso; Reforçando a Cooperação Multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos Críticos da Internet; e Questões Emergentes. A programação completa pode ser consultada no sítio http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule.
Além do incentivo à participação de jovens latino-americanos com o programa Youth@IGF, o CGI.br participa da realização do fórum com a produção logística, oferecendo toda infraestrutura necessária, e com uma participação ativa no Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o secretário-geral da ONU e contribui para a organização do IGF. O Brasil será o único país a hospedar o IGF em duas ocasiões até hoje, sendo a primeira no Rio de Janeiro, em 2007.
“A Internet muito avançou no Brasil e no Mundo, desde que hospedamos o IGF em 2007. Propiciar mais uma vez um ambiente de debates e busca de consensos em torno dos grandes temas da governança da Internet é uma honra para o Brasil e para o CGI.br. Assim como apoiar o protagonismo juvenil desta importante iniciativa do CGI.br e da ISOC. Tudo contribuirá para que tenhamos um grande e importante IGF em João Pessoa”, declara Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br.
O IGF 2015 recebe inscrições até 23 de outubro pelo sítio: https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-registration.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.
Contatos para a Imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226
Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br