CGI.br celebra 25 anos com debate on-line sobre as conquistas do multissetorialismo na governança da Internet


27 MAI 2020



Evento nesta sexta-feira (29/5) contará com anúncio dos homenageados da primeira edição de Prêmio promovido pelo Comitê Gestor

Em comemoração aos 25 anos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), celebrados no dia 31 de maio, será realizado nesta sexta-feira, 29 de maio, um evento on-line para analisar as conquistas do multissetorialismo na governança da Internet, além de resgatar seus usos sociais, incluindo-se o contexto atual, com a intensificação do uso da rede nesse período de pandemia Covid-19 e uma projeção de como se dará o futuro da Internet em âmbito nacional. Na ocasião, serão anunciados os homenageados na primeira edição do “Prêmio DESTAQUES em Governança da Internet no Brasil”. O evento terá início às 15h e será transmitido pelo canal do NIC.br no YouTube: https://www.youtube.com/NICbrvideos.

“Será um momento oportuno para revisitarmos o desenvolvimento da Internet, desde seu início como um projeto muito localizado em redes acadêmicas, que evoluiu para algo quase ubíquo, um serviço essencial e de extrema importância para o bom funcionamento da sociedade, especialmente nesse cenário de isolamento social com a pandemia Covid-19. O evento on-line tem ainda o propósito de refletir sobre a importância do multissetorialismo na governança da Internet, modelo que acompanha o CGI.br desde o seu início em duas décadas e meia de existência, e que é internacionalmente reconhecido”, ressalta Maximiliano Martinhão, coordenador do CGI.br.

Além de painéis com conselheiros do Comitê Gestor, o anúncio dos homenageados da primeira edição do ”Prêmio DESTAQUES em Governança da Internet no Brasil” será um momento memorável, ao promover o reconhecimento público daqueles que contribuem ou contribuíram com o desenvolvimento da Internet no país, seja no âmbito da pesquisa científica e tecnológica, do empreendedorismo ou do pioneirismo. Os contemplados da edição de estreia da premiação foram indicados por uma comissão formada e aprovada no pleno do CGI.br, composta por conselheiros e conselheiras de todos setores representados. A partir da segunda edição, as indicações serão feitas por toda a comunidade brasileira. Saiba mais: https://premiodestaques.cgi.br/.

“Esta é uma iniciativa semelhante a outras no âmbito global, e o prêmio será concedido anualmente como forma de valorizar ações, personalidades e organizações brasileiras que promovam os princípios para governança e uso da Internet no país, com significativo alcance e impacto comunitário”, explica Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

15h - Abertura
15h10 - Painel "CGI.br 25 anos e as conquistas do multissetorialismo na governança da Internet no Brasil"
15h35 - Anúncio dos homenageados do Prêmio DESTAQUES em Governança da Internet no Brasil
16h - Painel "Das redes acadêmicas para o mundo: os usos sociais da Internet"
16h30 - Encerramento

Anote na Agenda
Evento 25 anos CGI.br
Data: 29 de maio (sexta-feira)
Horário: a partir das 15h
Endereço da transmissão on-line: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Convite aos jornalistas: Após o encerramento do evento, os conselheiros do CGI.br ficarão disponíveis para um bate papo com jornalistas em uma sala virtual. Os interessados em participar desse segundo momento devem entrar em contato com Ana Jones no telefone (11) 97330-2787 ou e-mail ana.jones@webershandwick.com, para que recebam os dados de acesso à sala virtual. Alguns conselheiros do CGI.br também estão disponíveis para entrevista por telefone e videoconferência.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Jones - 
ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312
Juliana Guerra - jguerra@webershandwick.com - (11) 3027-0227

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/