CERT.br reúne em fascículo orientações para o uso, compra e descarte de dispositivos como celulares e tablets


24 OUT 2022



Material da Cartilha de Segurança para Internet foi lançado nesta segunda-feira, junto com nova animação do projeto Cidadão na Rede

Você sabe quais cuidados deve tomar ao usar, comprar, repassar ou descartar dispositivos móveis? O fascículo Celulares e Tablets, lançado nesta segunda-feira (24) pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), traz dicas práticas de como proteger os dados armazenados nesses aparelhos, evitar riscos à privacidade, e não cair em ciladas ao adquirir ou vender dispositivos, entre outras orientações. O material, que pode ser acessado gratuitamente em https://cartilha.cert.br/, faz parte da Cartilha de Segurança para Internet.

Na primeira parte do fascículo, os especialistas abordam os cuidados na hora de usar celulares e tablets, como instalar atualizações e evitar aplicativos desnecessários. “Sistemas e aplicativos possuem vulnerabilidades que podem ser exploradas para invadir o dispositivo, capturar informações ou instalar malware. Ao manter o aparelho atualizado, o usuário diminui as chances de se tornar vítima ou parte de ciberataques”, explica Cristine Hoepers, gerente do CERT.br.

Por isso, sempre que possível, é fundamental ativar a atualização automática dos aplicativos, aceitar as atualizações de segurança; manter relógios; fones e demais acessórios “inteligentes” conectados ao dispositivo igualmente atualizado; além de instalar apenas aplicativos que realmente vai usar. Outra orientação importante é baixar apps somente em lojas oficiais do sistema ou do fabricante do dispositivo, para se esquivar daqueles criados com fins maliciosos.

O fascículo menciona, ainda, a importância de ser cauteloso ao usar comunicação por proximidade. Para conectar acessórios, transferir, compartilhar dados e fazer pagamentos, dispositivos móveis usam bluetooth e NFC, e atacantes podem se aproveitar desses recursos para furtar dados, fazer pagamentos fraudulentos e invadir o aparelho. “Por isso, é importante ficar atento aos pedidos de pareamento e autorizar apenas se tiver certeza de que são seus próprios acessórios”, reforça Hoepers.

Na hora de comprar
Na segunda parte do fascículo, o usuário é orientado sobre o que deve observar ao comprar celulares e tablets, especialmente usados e antigos. No caso dos modelos mais defasados, por exemplo, alguns dispositivos deixam de receber atualizações e correções de falhas fornecidas pelos fabricantes. Com isso, o aparelho pode ficar desprotegido e as informações armazenadas, vulneráveis.

“Se houver possibilidade de escolha, opte por modelos mais novos. Celular é um dos principais meios de comunicação, e muitos dos brasileiros acessam a Internet exclusivamente por esse dispositivo, o que evidencia os cuidados que devem ser tomados ao utilizá-lo”, orienta Hoepers, fazendo alusão à pesquisa TIC Domicílios 2021, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação do NIC.br (Cetic.br|NIC.br), cujos dados revelaram que 64% dos usuários de Internet no país acessam a rede exclusivamente pelo telefone celular.

Repassar ou descartar
O novo fascículo explica, ainda, que também é preciso se precaver no momento de repassar ou descartar o celular ou tablet. É fundamental, por exemplo, que o usuário apague os dados do dispositivo evitando que suas informações sejam repassadas ao próximo dono, e desvincule o aparelho da conta ID do sistema, para que o próximo dono possa usá-lo. É recomendável, também, excluir as associações ao celular antigo, eliminando de suas contas de aplicativos, os acessos concedidos ao celular, e retirar as autorizações ou pareamentos associados ao dispositivo.

Confira o fascículo na íntegra: https://cartilha.cert.br/.

Cidadão na Rede
Também nesta segunda-feira, foi lançado novo vídeo do Cidadão na Rede, projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br (Ceptro.br|NIC.br) que difunde e incentiva boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet. A animação de 15 segundos apresenta instruções de como habilitar o bloqueio do chip SIM no celular. Assista em: https://youtu.be/ggK7Mqyu9uI.

No mês passado, durante o lançamento do fascículo Furto de Celular, foram produzidos, outros dois vídeos do projeto: "O que é IMEI" e "Apagando os dados do celular remotamente". Acesse o sítio do Cidadão na Rede e conheça todas as 83 animações disponíveis.

Sobre o CERT.br
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de responsabilidade nacional de último recurso, mantido pelo NIC.br. Sua missão é aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no País. Para atingir esse objetivo, além de atividades de tratamento a incidentes, o Centro também investe na conscientização sobre os problemas de segurança, no auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil e no aumento da consciência situacional sobre ameaças na Internet, sempre respaldados por uma forte integração estabelecida com as comunidades nacional e internacional de CSIRTs. Mais informações em https://cert.br/.

Sobre o Ceptro.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o NTP.br e o IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em https://ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://instagram.com/nicbr/