Brasil e Uruguai assinam acordo de cooperação tecnológica


23 SET 2010



Países buscam o aperfeiçoamento e desenvolvimento do uso de padrões Web na região

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entidade responsável pela coordenação de todas as iniciativas de serviços Internet do País, anuncia a assinatura de um acordo de cooperação tecnológica entre o Brasil e Uruguai nesta quinta-feira, 23 de setembro.

Pelo acordo, os dois países desenvolverão atividades alinhadas ao W3C (Consórcio World Wide Web), que contribuam para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do uso de padrões Web na região.

O acordo será firmado em Montevidéu pelo diretor Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser e pelo diretor Executivo da Agencia para el Desarrollo del Gobierno de Gestión Electrónica y la Sociedad de la Información y del Conocimiento de Uruguay (Agesic), José Clastonik.

Segundo Glaser, a assinatura “significa um avanço nos processos de cooperação regional para o conhecimento e desenvolvimento de uma Web de melhor qualidade e para todos".

Por este convênio, as duas organizações se comprometem a:

- fomentar e potenciar em conjunto a temática de dados governamentais abertos;

- melhorar a implementação dos sites da web, por meio da difusão, apoio na adoção e fortalecimento de capacidades institucionais no uso dos padrões e boas práticas de acessibilidade à web;

- habilitar a utilização de ferramentas, formação e processos para realizar um Censo da Web nos domínios .UY;

- potenciar a aplicação de boas práticas de desenvolvimento web de acordo com os padrões W3C por meio da organização conjunta de atividades de divulgação, conscientização e formação.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, por meio do NIC.br e do Escritório brasileiro do W3C, irá compartilhar o seu conhecimento e experiência em projetos como Censo da WEB, publicação de dados na WEB em formato aberto e acessibilidade na WEB.

Também participarão da assinatura do termo de cooperação técnica o gerente do W3C Escritório Brasil, Vagner Diniz, e Virgínia Pardo, gerente de normas e standards da AGESIC.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Mais informações em: https://www.cgi.br.

Sobre o W3C Escritório Brasil – W3C.br

Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade.

Para mais informações, acesse: https://www.s2publicom.com.br ou https://www.cgi.br.

Contatos para a Imprensa: S2 Comunicação Integrada
https://www.s2.com.br
Twitter / Flickr / Youtube: S2comunicacao

Everton Schultz - everton.schultz@s2.com.br
Juliana Gilio - juliana.gilio@s2.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/