APWG reúne especialistas no combate a crimes eletrônicos em São Paulo


23 FEV 2010



CeCOS IV conta com a parceria do CERT.br e o patrocínio do CGI.br e do NIC.br

Profissionais que desenvolvem tecnologias de combate a crimes eletrônicos, investigadores e grupos de resposta a incidentes se reunirão em São Paulo, pela primeira vez na América do Sul, para o Simpósio Operacional de Combate a Crimes Eletrônicos IV (CeCOS) do Anti-Phishing Working Group (APWG).

A quarta edição do evento ocorrerá de 11 a 13 de maio e discutirá os desafios enfrentados por aqueles que combatem o crime eletrônico, bem como o desenvolvimento de recursos comuns voltados aos profissionais responsáveis por proteger consumidores e empresas.

O secretário-geral do APWG, Peter Cassidy, afirma que empresas de segurança, governos, organismos internacionais, órgãos policiais e associações da indústria em todo o mundo estão sempre à procura de maneiras de coordenar os esforços e compartilhar dados que sejam úteis para a proteção dos consumidores e investigações em andamento. “No simpósio anual os profissionais se encontram para trocar experiências, construir suas redes de contatos e para compartilhar as diferentes perspectivas do trabalho envolvido em combater crimes eletrônicos”, destaca Cassidy.

O CeCOS IV contará com:

  • Estudos de caso internacionais sobre o avanço do crime eletrônico, por especialistas em segurança e combate a crimes de diversos países e regiões;
  • Apresentações sobre tecnologias e técnicas usadas pelos criminosos para explorar a infraestrutura da Internet e os PCs e outros dispositivos de usuários;
  • Discussões sobre técnicas para a educação e proteção dos consumidores;
  • Apresentações sobre o desenvolvimento de recursos, como formatos padrão e mecanismos para compartilhamento de dados.

O CeCOS IV é um evento considerado de suma importância para os profissionais segurança da informação. Realizado pelo APWG, tem como parceiro o CERT.br e é patrocinado por CGI.br/NIC.br, MarkMonitor, Easy Solutions e S21sec.

Em suas edições anteriores, em São Francisco, Tóquio e Barcelona, o evento atraiu centenas de participantes dos setores financeiro, indústria privada, empresas de segurança, agências públicas de justiça, agências governamentais, escritórios de advocacia, centros de pesquisa e grupos de resposta a incidentes de diversas partes do mundo.

Segundo Peter Cassidy, as edições do CeCOS tem um imperativo: unir a comunidade de combate a crimes eletrônicos para que possamos agir de forma coordenada contra as ameaças que prejudicam empresas e consumidores ao redor do mundo. “Com cada conferência em um local diferente do globo, o evento ajuda a construir uma comunidade de especialistas que podem compartilhar dados, experiências e inteligência local.”

Interessados em propor apresentações ou participar em painéis devem enviar um e-mail para proposals@antiphishing.org. Interessados em patrocinar o evento podem contatar o Sub-Secretário do APWG, Foy Shiver, no e-mail fshiver@antiphishing.org.

AGENDA:
O programa preliminar do evento e informações para inscrições podem ser obtidas em: https://www.apwg.org/events/2010_opSummit_pt.html

LOCAL:
O Evento CeCOS IV será realizado no Centro de Convenções do Hotel Blue Tree Towers Morumbi, em São Paulo.

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em https://www.cert.br/.


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -- NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio -- Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações -- CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação -- CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/.

Para mais informações, acesse: https://www.cgi.br/
www.s2.com.br e https://twitter.com/S2comunicacao

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada
Alethea Batista – alethea@s2.com.br
Raquel Herrera – raquel@s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
Ricardo Franzin – rfranzin@s2.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br