Secretário Executivo do CGI.br é homenageado com o Prêmio Trajetória, do LACNIC


05 OUT 2022



O prêmio reconhece, desde 2009, profissionais que se destacam no ecossistema da Internet na América Latina e o Caribe, promovendo valores como a inovação e a promoção de uma visão comum para o desenvolvimento da Internet na região


Hartmut Glaser, Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), recebeu nesta quarta-feira (5/10) o Prêmio Trajetória, do LACNIC - Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe. A distinção ocorreu durante o evento LACNIC38 - LACNOG 2022, realizado em Santa Cruz, na Bolívia, e contou com transmissão online por meio do endereço: https://youtu.be/FgMfVk3DHGs

O prêmio é uma iniciativa do LACNIC que desde 2009 distingue profissionais com trajetória no ecossistema da Internet na América Latina e o Caribe, promovendo valores como a inovação e a promoção de uma visão comum para o desenvolvimento da Internet na região.

Ao receber o prêmio do diretor executivo do LACNIC, Oscar Robles, Glaser expressou gratidão pelo reconhecimento, e reforçou o sonho de inclusão digital no Brasil e em toda a América Latina, de forma que, por meio da Internet, mais pessoas tenham acesso à educação. "É muita gentileza do LACNIC reconhecer o meu trabalho, que foi uma simples contribuição para o desenvolvimento da Internet na América Latina e Brasil. Tenho isso como dedicação de vida, me sinto muito honrado. Obrigado, amigos do LACNIC", declarou Glaser.

Físico formado pelo Instituto de Física da USP (1967) e Mestre pela Escola Politécnica da USP, Glaser atua desde 2003 como Secretário Executivo do CGI.br - o Comitê Gestor é responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

O prêmio Trajetória tem por objetivo destacar as realizações de profissionais que fomentam o modelo colaborativo da Internet e que trabalham em áreas como a governança da Internet, o desenvolvimento de capacidades técnicas, a promoção do uso e desenvolvimento de padrões da Internet, e a promoção da economia digital na região da América Latina e o Caribe. Desde sua primeira edição em 2009, o prêmio foi concedido a dezenove líderes de treze países da região. 

Crédito da foto: Everton Teles Rodrigues/Divulgação NIC.br


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.