Nota de falecimento: Eduardo Tadao Takahashi, pioneiro de redes no Brasil


07 ABR 2022



O CGI.br e o NIC.br lamentam profundamente o falecimento de Eduardo Tadao Takahashi, um dos pioneiros da Internet no Brasil. Ele faleceu ontem (6/4/2022), de parada cardíaca.

O velório/sepultamento será realizado amanhã (sexta-feira, dia 8/4/22), entre 9h e 11h:

Cemitério Parque Nossa Senhora Conceição (Amarais)

Rua Sylvia da Silva Braga, S/N - Jardim Santa Monica - 13082-105 - Campinas/SP
Tel. do local: (19) 3246-1079

Eduardo Tadao Takahashi – conhecido como Tadao – era um pesquisador e acadêmico que somou forças para o desenvolvimento da Internet no Brasil. Destacou-se como o fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), liderando o projeto entre 1988 e 1996. A iniciativa, criada para ser uma infraestrutura nacional de uma rede acadêmica, estabeleceu algumas das primeiras conexões à Internet no Brasil.

Participou da concepção das linhas gerais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e integrou o conselho deste Comitê de 1995-1998, sendo novamente nomeado entre 1999 e 2003.

Em 1998, foi fundador do capítulo brasileiro da Internet Society. Entre 1998 e 2003, Tadao criou, implantou e dirigiu o Programa Sociedade da Informação (SOCINFO), uma iniciativa nacional para articular e ampliar o uso estratégico da Internet no Brasil em áreas de aplicação importantes, incluindo governo, educação e saúde.

Com formação multidisciplinar em Ciência da Computação (UNICAMP, Brasil), Comunicação Social (PUC, Brasil) e Informática (Instituto de Tecnologia de Tóquio, Japão), apoiou e integrou ações e discussões dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia e em fóruns internacionais, para formulação de políticas públicas ligadas as TIC.

A partir de 2013 trabalhou para a consolidação do projeto i2030.


Tadao recebeu várias distinções ao longo de sua carreira. Em 2017, entrou para o Hall da Fama da Internet na categoria de “Conectores Globais” que reconhece indivíduos que fizeram "contribuições significativas para o crescimento, conectividade e uso da Internet em uma escala global ou dentro de uma região específica que resultou em impacto global". Em 2020, Tadao foi um dos homenageados pelo CGI.br com o prêmio "DESTAQUES em Governança da Internet no Brasil" por suas significativas contribuições para o desenvolvimento da Internet no país.

Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos(as) do Tadao.