Mensagem de Final de Ano aos Conselheiros do CGI.br


27 DEZ 2013



Virgílio Augusto Fernandes Almeida, coordenador do CGI.br>

Dezembro de 2013

Queridas conselheiras e caríssimos colegas do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Este foi um ano especialmente marcante para o CGI.br. Primeiro pelo reconhecimento da Presidente Dilma, ao convidar todos os conselheiros para uma longa reunião de trabalho no Palácio do Planalto. A Presidente colocou em destaque na ONU os princípios da governança da Internet elaborados pelo CGI.br. Ou seja, o modelo do CGI.br torna-se cada vez mais internacional. Parabéns a todos os atuais e antigos membros do CGI.br pelo decálogo da Internet. Tivemos também várias outras importantes discussões, como as manifestações de apoio do CGI.br ao projeto inicial do Marco Civil proposto pelo deputado Alessandro Molon e a resolução de repúdio ao monitoramento não autorizado de informações de cidadãos brasileiros por agências do governo americano. Foram igualmente importantes as manifestações de defesa da contestação do .amazon e a declaração de apoio à carta subscrita por dezenas de organizações nacionais e internacionais por ocasião do pronunciamento da Presidente Dilma Rousseff na 68ª Assembleia Geral da ONU. A realização do III Fórum da Internet do Brasil mostra a sintonia do CGI.br com a diversidade da sociedade brasileira. Ainda no elenco das realizações, gostaria de chamar a atenção para a finalização do convênio FAPESP-MCTI-MC, que iniciará o processo de uso dos recursos do CGI.br que estão sob controle e administração da FAPESP. Isso finaliza um longo período de disputas com a FAPESP. Os conselheiros aprovaram uma proposta ousada de uso parcial dos recursos para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimentos de temas chaves ligados à evolução da Internet no Brasil. Parabéns mais uma vez ao CGI.br.

Além das realizações mencionadas, há várias outras que mostram a importância e relevância do CGI.br para a Internet no Brasil e no mundo. E é justamente pelo histórico de realizações passadas que o CGI.br tem agora pela frente um enorme desafio: preparar, organizar e ter sucesso na execução da Reunião Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet. Precisaremos muito da experiência, trabalho e contribuições dos conselheiros e dos funcionários e técnicos do CGI.br e NIC.br para montarmos uma conferência global que aponte caminhos seguros para a governança da Internet.

Deixando de lado os temas específicos da Internet, gostaria de aproveitar a oportunidade do jantar de congraçamento para elaborar algumas reflexões sobre o CGI.br e seu papel. Ao pensar nestas palavras de fim de ano para os conselheiros e amigos do Comitê Gestor da Internet, lembrei de um pequeno livro de um grande autor. Tomo então a liberdade de explorar um pouco as histórias de Ítalo Calvino, em Cidades Invisíveis. Nessas histórias, Marco Polo relata para o imperador Kublai Khan suas viagens por cidades imaginárias, todas com nomes de mulheres, Otávia, Zoé, Ercília e outras. A leveza, a rapidez e a multiplicidade das histórias de Calvino disparam na nossa imaginação elementos capazes de captar os novos fenômenos do mundo contemporâneo. Uma delas remete meu pensamento à composição e a natureza do funcionamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil. É um dialogo que reflete as funções individuais e o resultado do conjunto, algo que só se percebe após um longo convívio com os conselheiros, com suas particularidades e com suas posições, sempre presentes nas reuniões mensais do Comitê.

  • Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra.
  • Mas, qual a pedra sustenta a ponte?
  • A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra,
  • mas pela curva do arco que estas formam.
  • Por que falar das pedras? Só o arco me interessa.
  • Sem as pedras o arco não existe.

A variedade e a diversidade de opiniões de cada membro do CG não devem ser olhadas apenas isoladamente. O conjunto, ou seja o arco, é o que interessa e o que torna o modelo multistakeholder tão interessante para algo tão complexo, como a governança da rede, onde múltiplos interesses se intensificam dia-a-dia. Mas o arco depende justamente das pedras, que podem ser vistas como posições diferentes dos conselheiros.

Vivemos tempos onde o progresso científico e tecnológico altera profundamente a vida do homem contemporâneo. Até mesmo pilares fundamentais do ser humano, como as noções de tempo e espaço vem sendo subliminarmente redesenhadas pela acelerada evolução tecnológica. O crescimento da Web, a popularização da Internet e a quase ubiquidade dos celulares e tabletes têm reordenado várias facetas da vida contemporânea, alterando fundamentalmente o comportamento de governos, cidadãos e empresas, que se transformam para fazer uso das novas tecnologias digitais. Por causa da imensa parcela de população jovem no Brasil, não se pode prescindir do fortalecimento das novas tecnologias para o futuro do país. Muitos são os novos termos dos tempos digitais: Facebook, Twitter, Google, Whatsapp e vários outros. Nada disso existia alguns anos atrás! Vários não serão lembrados daqui a alguns poucos anos! No entanto, essas palavras expressam questões mais fundamentais e duradouras, que precisamos entender. Primeiro, dizem respeito as relações entre as pessoas e as tecnologias digitais, que ainda precisam ser mais bem estruturadas e compreendidas, principalmente no nosso país, onde parcela expressiva da população carece de educação adequada e de recursos para acessar os serviços digitais. Segundo, mostram que a tecnologia subjacente à moderna estrutura de informação das redes é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Assim, as atividades do CGI.br e NIC.br são chaves na formulação e na construção da moderna infraestrutura digital, com serviços de qualidade para todos cidadãos brasileiros, independente de região geográfica, classe social ou idade.

Ao discutir e formular propostas e ações para temas da Internet para a sociedade brasileira, o CGI.br tem buscado alcançar um equilíbrio, tão necessário quando se trata de algo que evolui rapidamente como a Internet. Mais uma vez recorro as histórias de Calvino para retratar essa dualidade do CGI.br entre a cautela e a inovação. “Do caráter dos habitantes de Ândria, duas virtudes merecem ser recortadas: a confiança em si mesmos e a prudência. Convictos de que cada inovação na cidade influi no desenho do céu, antes de qualquer decisão calculam os riscos e as vantagens para eles e para o resto da cidade e dos mundos”. Em Ândria, a vida flui com a calma do movimento dos corpos celestes e adquire a necessidade dos fenômenos não sujeitos ao arbítrio humano. Ao contrário de Ândria, a natureza coletiva da Internet e das redes de comunicação e informação cria ambientes inovadores, porém muitas vezes instáveis, propícios a mudanças aceleradas. E aqui entra mais uma vez o papel do CGI.br, compatibilizar os riscos das evoluções tecnológicas com a segurança de ambientes estáveis e confiáveis.

Para finalizar, resta-me agradecer a todos com quem tenho trabalhado e também dizer aos colegas e amigos do CGI.br que conto com a colaboração e a amizade dessa grande equipe para vencermos os desafios que se avolumam. Meus caros amigos, muito obrigado.