IGF 2015 avança com debates sobre infraestrutura e práticas multissetoriais
Especialistas do CGI.br e NIC.br irão se apresentar em nove sessões deste segundo dia de evento
Da extensa programação de debates do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF na sigla em inglês), os membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) participam, nesta quarta-feira (11), de nove sessões que, ao longo do dia, tratarão desde temas relacionados à infraestrutura da rede, como a transição para o IPv6 e os pontos de troca de tráfego, à questões que envolvem a governança e práticas multissetoriais. Realizado em João Pessoa, o IGF segue até esta sexta-feira (13) e já contabiliza a participação de cerca de cinco mil pessoas, de forma presencial e remota.
O debate sobre acessibilidade na Web, na sala de workshop 5, a partir das 9h (horário de João Pessoa), dá início às atividades do NIC.br nesta quarta-feira. Neste mesmo horário, o CGI.br participará, no salão principal, de discussão sobre a economia da Internet e o desenvolvimento sustentável. Ainda durante a manhã, às 11h (horário de João Pessoa), na sala 10, o Comitê Gestor vai opinar sobre o impacto da sociedade civil na governança global da Internet. O NIC.br, por sua vez, estará presente em duas discussões: na sala de workshop 2, analisará as contribuições dos pontos de troca de tráfego (IXPs) e, na sala 6, o papel dos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores (CSIRTs). Ambas às 11h (horário de João Pessoa).
No período da tarde, o CGI.br e NIC.br estarão reunidos na sala de workshop 5, a partir das 14h (horário de João Pessoa), para debater os riscos de segurança e o desenvolvimento sustentável. Também inicia neste horário a participação do CGI.br no workshop da sala 9 sobre práticas multissetoriais, e a sessão no salão principal, que discutirá políticas públicas e melhores práticas para conectar o próximo bilhão. Esse segundo encontro terá a presença do NIC.br, assim como o debate sobre a transição do IPv6, que acontecerá na sala de workshop 1, às 16h (horário de João Pessoa).
Para os membros do CGI.br e profissionais do NIC.br, as atividades no IGF 2015 tiveram início antes da programação oficial, nessa segunda-feira (9), com encontros preliminares – entre eles, a Reunião de Líderes e da Iniciativa NETmundial, além de debate promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Já nessa terça-feira (10), representantes do Comitê Gestor contribuíram com o debate sobre alocação de espectro, enquanto o NIC.br esteve envolvido em discussões sobre segurança na Internet. Saiba como foi o primeiro dia do evento: http://nic.br/noticia/releases/igf-2015-e-oficialmente-aberto-em-joao-pessoa-cerimonia-contou-com-a-presenca-de-autoridades-de-governo/.
IGF 2015
Ao final do segundo mandato de cinco anos conferido pela Assembleia Geral da ONU, o IGF 2015 promove até sexta-feira (13) mais de 100 debates, entre reuniões preliminares, sessões principais, workshops e atividades paralelas. Representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet, estarão reunidos em discussões pautadas pelo tema Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável.
A programação completa pode ser consultada no sítio: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule. Veja também a agenda do CGI.br e NIC.br no evento: http://nic.br/confira-a-programacao-do-igf-2015/. A transmissão ao vivo está disponível no endereço: https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-cast. Acompanhe as atividades do NIC.br e CGI.br também pelo Twitter (https://twitter.com/comunicbr).
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.
Contatos para a Imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226
Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br