Estudo do NIC.br reúne experiências de diversos países para a continuidade das aulas durante a pandemia da COVID-19


25 NOV 2021



Publicação foi apresentada em um Webinar, marcado também pelo lançamento das edições 2020 dos livros das pesquisas TIC Domicílios, TIC Educação e TIC Kids Online Brasil

Lançado nesta quinta-feira (25) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Estudo Setorial "Educação e tecnologias digitais: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19" reúne experiências de diversos países, mostrando como cada um deles conseguiu prosseguir com as aulas, mesmo diante do fechamento das escolas durante a pandemia. O papel das tecnologias nesse cenário, o desafio da exclusão digital para o ensino remoto, e a adoção de diferentes soluções para contextos com e sem uso de tecnologia são questões centrais discutidas na publicação. Dos seus cinco capítulos, dois são dedicados ao Brasil. Um deles é de autoria de especialistas do Cetic.br|NIC.br. A apresentação do livro é assinada pelo diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko.  

A partir do reprocessamento dos dados da pesquisa TIC Educação 2020 referentes às escolas públicas e discutidos no capítulo do Cetic.br, a falta de dispositivos – como computadores e celulares – e de acesso à Internet nos domicílios dos alunos foi um desafio para 93% escolas públicas no Brasil (o que corresponde a 94 mil instituições). Outro desafio importante para o uso de recursos de tecnologia em atividades pedagógicas foi a falta de habilidades dos professores, citada por 63% das escolas públicas.

“Os desafios relacionados à tecnologia, ainda que muito relevantes no período, também conviveram com uma série de outras questões importantes, como a dificuldade de escolas atenderem a alunos em condição de vulnerabilidade social”, explicam Javiera Macaya e Tatiana Jereissati, especialistas e autoras do capítulo assinado pelo Cetic.br|NIC.br. A medida mais citada pelas escolas públicas para a continuidade do ensino, de acordo com o levantamento, foi o agendamento de dia e horário para que os pais e responsáveis pudessem buscar na escola atividades e materiais pedagógicos impressos (93%).

A aprendizagem remota emergencial rumo a sistemas de educação mais abertos, inclusivos e de qualidade; a implementação, efetividade percebida e o monitoramento do ensino remoto; os desafios da inovação educacional no Uruguai no contexto da COVID-19 são alguns dos assuntos explorados na publicação, que aborda, ainda, o uso de plataformas digitais para atividades de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia, e traz uma projeção sobre a educação para as populações mais marginalizadas num futuro pós-pandêmico. “De forma geral, todos os capítulos destacam a importância da produção de dados e pesquisas que acompanhem o contexto do ensino na pandemia, as soluções implementadas, os resultados e lições aprendidas. Todas essas análises baseadas em evidências são de extrema relevância para a implementação de políticas públicas de inclusão digital no País”, complementa Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br

Assinam os demais capítulos do estudo representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Banco Mundial, da Fundação Ceibal (Uruguai), e das universidades: Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB), da Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Estadual de Campinas (UNICAMP).

Lançamento

O estudo setorial “Educação e tecnologias digitais: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19” foi apresentado no webinar "Inclusão digital e desafios pós-pandemia", evento marcado, também, pelo lançamento das edições 2020 dos livros das pesquisas TIC Domicílios, TIC Educação e TIC Kids Online Brasil, que contam com artigos de especialistas e os indicadores completos de cada levantamento. Para conferir e baixar gratuitamente as publicações TIC do CGI.br conduzidas pelo Cetic.br|NIC.br, acesse: https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/pesquisas/

Já o Estudo Setorial está disponível em https://cetic.br/pt/publicacao/educacao-e-tecnologias-digitais-desafios-e-estrategias-para-a-continuidade-da-aprendizagem-em-tempos-de-covid-19/.