Conselheiros do CGI.br visitam instalações do NIC.br na Av. João Dias
Prédio abriga datacenter robusto e ponto de troca de tráfego de SP
Conselheiros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), representantes dos setores governamental, empresarial, terceiro setor, e comunidade científica e tecnológica, realizaram nesta quinta-feira (26) uma visita às instalações do prédio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) localizado na Avenida João Dias, em São Paulo.
Inaugurado em 2015, o prédio abriga um datacenter robusto e seguro, que suporta parte da infraestrutura do IX.br e de acordos internacionais estabelecidos pelo NIC.br. A unidade da João Dias também é o local de trabalho da equipe do Atendimento, que faz a ponte entre os usuários e o Registro.br; da Operação, que monitora os equipamentos que armazenam os registros de domínios .br, além das equipes do IX.br e de engenharia de infraestrutura.
Na visita do grupo de conselheiros ao local, estiveram presentes, Tanara Lauschner, Bia Barbosa, Laura Tresca, Percival Henriques, Marcos Dantas, Rafael Evangelista, Rosauro Baretta, Orlando Santos, além de Fabio Koleski, Thales Marçal, Heber Maia, Jeferson Medeiros, Geraldo Sorte, Hartmut Glaser (secretário executivo do CGI.br), Eduardo Parajo (presidente do Conselho de Administração do NIC.br), Demi Getschko diretor-presidente do NIC.br e Milton Kashiwakura, diretor de projetos especiais e desenvolvimento do NIC.br.
A instalação do datacenter do NIC.br na João Dias possui dez vezes mais espaço do que a estrutura localizada no prédio original da Avenida das Nações Unidas, e também oferece dez vezes maior disponibilidade de energia elétrica, além da redundância e segurança reforçadas. Na João Dias também estão hospedadas cópias da infraestrutura do serviço de Nomes de Domínio de outros NICs (Network Information Center) de várias regiões do mundo que, a partir de acordos internacionais permutam com o NIC.br esse tipo de serviço.
Nas instalações do NIC.br da Avenida das Nações Unidas está a sala em que o CGI.br realiza suas reuniões ordinárias mensais, onde se discutem diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).