CGI.br reúne-se presencialmente, após dois anos de encontros remotos


29 ABR 2022



Nesta sexta-feira (29), após mais de dois anos por conta da pandemia, a sala Prof. Romeu Landi, na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em São Paulo, voltou a receber o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em reunião ordinária mensal. 

O conselho realiza reuniões ordinárias mensais para discutir diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, além de outros encontros que podem acontecer em caráter extraordinário. E foi assim, também, durante todo o período da pandemia. 

"É uma satisfação reencontrar colegas do Conselho presencialmente, e debater em conjunto assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento da Internet no Brasil", comenta José Gontijo, coordenador do CGI.br, que relembrou o tempo da pandemia COVID-19 que exigiu encontros de forma remota. 

Formado por 21 membros, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet que é internacionalmente elogiado, entre outros motivos por sua composição multissetorial, com representantes do setor governamental, empresarial, terceiro setor, comunidade científica e tecnológica e representante de notório saber em assuntos de Internet. 

Entre os assuntos que estiveram em pauta na reunião desta sexta-feira (29), tem-se: 

- discussão sobre elaboração de um Código de Conduta para os Aplicativos /Bloqueio de Aplicativos
- a iniciativa “Datasphere” do I&J Policy Network
- o relato sobre a participação na reunião da IAPP
- relato sobre IGF, Expert Meeting Group
- Informes dos GTs, Câmaras e Outros
- informes dos eventos Agenda de Gênero e Câmara Conteúdos e Bens Culturais
- cronograma do Processo Eleitoral CGI para o período 2023/2025
...entre outros


Foto: Divulgação CGI.br

 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/