CGI.br participa das discussões do IGF 2014 em Istambul


10 SET 2014



Brasil marca presença no evento, após realização do NETmundial e confirmação para sediar o Internet Governance Forum em 2015

Entre os dias 2 e 5 de setembro, membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), além de quatro candidatos selecionados por meio de chamada pública estiveram presentes na 9ª edição do Internet Governance Forum (IGF), em Istambul, na Turquia.

INTEGRANTES CGI.BR/NIC.BR

Benedicto Fonseca Filho

Representante do Ministério das Relações Exteriores

Carlos Alberto Afonso

Conselheiro do CGI.br/Terceiro Setor

Caroline Burle

Escritório Brasileiro do W3C

Cristine Hoepers

CERT.br

Demi Getschko

Conselheiro do CGI.br/Notório Saber

Diego Canabarro

Diretoria de Assessoria

Flávia Lefevre

Conselheira do CGI.br/Terceiro Setor

Flávio Lenz Cesar

Conselheiro do CGI.br/Setor Governamental

Flávio Wagner

Conselheiro do CGI.br/Comunidade Científica e Tecnológica

Hartmut Glaser

Secretário Executivo do CGI.br

Jandyr Santos Junior

Representante do Ministério das Relações Exteriores

Juliano Cappi

Diretoria de Assessoria

Klaus Steding-Jessen

CERT.br

Lisandro Granville

Conselheiro do CGI.br/Comunidade Científica e Tecnológica

Luiz Cordeiro

Conselheiro do CGI.br/Setor Governamental

Percival Souza Neto

Conselheiro do CGI.br/Terceiro Setor

Thiago Tavares

Conselheiro do CGI.br/Terceiro Setor

Vagner Diniz

Escritório Brasileiro do W3C

Virgilio Almeida

Coordenador do CGI.br


O IGF é um encontro proposto pela Cúpula Mundial da Sociedade da Informação e realizado no âmbito da Organização das Nações Unidas com o intuito de reunir representantes de diversos setores interessados em discutir políticas públicas relacionadas à governança da Internet. Este ano, o IGF reuniu 2.374 participantes no local do evento e 1.163 participantes remotos que acompanharam a programação online, através do canal de streaming.

Participação local por região

África

215

Ásia

423

Leste Europeu

153

País anfitrião (Turquia)

706

América Latina e Caribe

158

Europa ocidental e outros

714

Participação local por segmento

Sociedade Civil

836

Governo

542

Organizações intergovernamentais

98

Setor Privado

516

Comunidade Técnica

289


A pré-conferência do IGF abordou, entre outros assuntos, a dinâmica horizontal, aberta e inclusiva do processo de organização e realização do NETmundial, o conteúdo e adoção de uma declaração multissetorial gerada após o encontro como uma espécie de carta de princípios aceita na comunidade internacional e o fortalecimento do próprio IGF.

No Brasil, as discussões sobre os desafios atuais e futuros da Internet possuem um espaço semelhante, o Fórum da Internet no Brasil. O evento reúne o setor governamental, empresarial, acadêmico, organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os envolvidos nos debates da Internet no Brasil e no mundo. O Fórum serve como etapa de alinhamento (Pré IGF Brasileiro) para articular as posições dos brasileiros na edição anual do IGF. 

Foto IGF

Brasileiros no IGF 2014 (Foto: CGI.br)


Este ano, a programação oficial do IGF aconteceu durante quatro dias e uma pré-conferência deu início aos debates internacionais, em 1º de setembro. Um dos temas tratados foi o NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, realizado na cidade de São Paulo, em abril deste ano.

Os quatro dias de programação do Internet Governance Forum foram pautados, principalmente, pelos temas de neutralidade da rede, o futuro do IGF dentro do contexto pós-NETmundial, o fim da supervisão do Departamento de Comércio dos EUA sobre as funções da Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e o cruzamento entre diversos temas relacionados à proteção dos direitos humanos fundamentais.

De acordo com o coordenador do CGI.br, Virgílio Almeida, “o Brasil foi citado por quase todos os líderes dos países presentes no IGF. O NETmundial foi mencionado como um evento histórico na evolução da Internet e como um divisor de águas para o fortalecimento do modelo multissetorial de governança da rede, praticado no Brasil há 20 anos pelo CGI.br”.

Durante o IGF deste ano, foi anunciado que em 2015 a 10ª edição do encontro será realizada no Brasil, na cidade de João Pessoa (PB). Essa será a segunda vez que o Brasil sediará o IGF. A primeira vez foi em 2007, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Para mais informações sobre o IGF 2014, acesse o relatório distribuído na cerimônia de encerramento do evento. Além disso, sugerimos a leitura das últimas postagens do Observatório da Internet que destaca as principais pautas do encontro em Istambul.