Ceweb.br divulga guias de Dados Abertos e Web Semântica


19 NOV 2015



Iniciativa faz parte do projeto SPUK, realizado em parceria com Governos de São Paulo e do Reino Unido

Técnicos, servidores, gestores e executivos passaram a contar com novos instrumentos para conhecer e aprimorar o aprendizado em dados abertos e web semântica com o lançamento de dois guias sobre os temas, disponibilizados para download no sítio do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) - braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br): http://ceweb.br/publicacoes/indice/. O material é um produto do projeto "Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência no Estado de São Paulo – SPUK", realizado pelo Ceweb.br em cooperação com o Governo de São Paulo e a Embaixada do Reino Unido.

Durante o evento “Transparência no Governo - Um novo passo para o Gerenciamento de Dados”, que aconteceu no dia 17 de novembro no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, houve ainda o lançamento da versão em português do Guia de Maturidade em Dados Abertos do Open Data Institute (ODI), do Reino Unido. Na ocasião, o Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Hartmut Glaser, destacou a importância de realizar parcerias com outras instituições para promover a transparência. “Sem dados abertos, não há democracia. Essas questões estão completamente associadas”, declarou.

O evento teve a participação do Ministro do Comércio e Investimentos do Reino Unido e criador do Government Digital Service, Francis Maude. Durante o discurso, ele enfatizou as oportunidades que os dados abertos geram para um país. “A abertura dos dados não é uma opção simples. A transparência é difícil, mas a recompensa será percebida na prosperidade e riqueza do país”, pontuou. Líder da política de transparência e dados abertos do Reino Unido, Maude também lembrou que a qualidade do dado deve ser melhorada, mas para isso acontecer, o dado precisa ser disponibilizado.

Guias
O guia de Dados Abertos possui informações sobre os benefícios de uma política de abertura de dados, seus desafios, suas especificidades técnicas e uma série de recomendações pautadas em padrões internacionais e experiências exitosas ao redor do mundo. Já o guia de Web Semântica foi redigido de forma a fazer o leitor compreender o novo universo em torno da enorme quantidade de dados publicados diariamente na Web, e de como descrever essas informações de forma que tanto as pessoas como as máquinas possam compreendê-las.

As duas publicações estão disponíveis em inglês e português, e nos formatos HTML e PDF. E já estão sendo utilizadas na implementação de projetos pilotos do Governo do Estado de São Paulo nas áreas da saúde, transporte e no Tribunal de Contas do Estado. O projeto SPUK ainda prevê a produção de outros guias que devem contemplar o fomento a negócios sociais e ao diálogo com a população.

Dados abertos

As atividades do Ceweb.br para promover o uso de dados em formato aberto incluem ainda a disponibilização de cursos online e tool kit sobre o assunto, a publicação do livro Dados Abertos Conectados (também disponível em HTML), além do projeto OD4D Network – Open Data for Development, que tem o objetivo de consolidar uma plataforma para uso de ferramentas de Dados Conectados e Web Semântica. São materiais de referência, produzidos por especialistas no assunto, que estão disponíveis gratuitamente para todos os interessados.