Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 16 de agosto de 1995

Reunião de 16 de agosto de 1995

Informações sobre a atuação das Empresas do Sistema Telebrás

Quanto as informações sobre a atuação das empresas do STB relativas aos serviços Internet, considerando os seguintes pontos.

1. As empresas do STB atuarão no sentido de garantir a conectividade IP a provedores de serviços de conexão à Internet e aos provedores de serviços de informação. As empresas do STB oferecerão:

* meios de telecomunicações
* serviços de conexão IP

2. As empresas do STB não atuarão como provedores de conexão à INTERNET aos usuários finais.

Quanto ao planejamento para a implantação dos Backbones informamos:

1. A Embratel definirá os backbones inter-estaduais e as Empresas-Pólo definirão os backbones intra-estaduais.
2. As empresas-Pólo e a EBT estão estabelecendo critérios para a disponibilização de pontos de acesso aos seus backbones.
3. Num primeiro momento serão contempladas as localidades atendidas por centrais telefônicas de trânsito classe 2 e, adicionalmente, pólos econômicos de reconhecido potencial de demanda.

Quanto aos preços a serem praticados para o fornecimento de meios:

1. Provimento de meios:

* até 9,6 K - tarifas
* > 9,6 K - preços

2. Serviços de conexão IP:

* Preço em estudo
Lista de preços de serviços da RNP

Esta lista de preços de serviços da RNP refere-se a conectividade IP através de linhas dedicadas a um ponto-de-presença da espinha dorsal da RNP.

Este anúncio confirma a divulgação preliminar feita pelo MCT em junho passado sobre a política de preços da RNP, sem nenhuma alteração.

CONECTIVIDADE IP
VELOCIDADE DA CONEXÃO
DEDICADA
INSTALAÇÃO (*)
(R$)
ASSINATURA MENSAL (**)
(R$)
64K18001800
128K29002900
256K46004600
512K74007400
1M1200012000
2M2200022000


OBS:

* (*) Instalação - taxa para instalação do serviço IP, incluindo uma visita técnica da RNP e serviço " hot line " via redes.
* (**) Assinatura Mensal - Custo sem impostos incluídos.

A presente tabela terá validade por seis meses a partir de 01 de setembro de 1995.

Reajustes eventuais serão feitos, na medida em que o mercado de serviços INTERNET se desenvolva no Brasil, com base em mecanismos de regulação de preços baseado em um Modelo RPI-X invertido, adaptado à situação brasileira.

Alteração na Estrutura de GTs

Após longa discussão concluiu-se que existia a necessidade de pequenos ajustes na organização dos Grupos de Trabalho que foram criados pelo Comitê Gestor da Internet.

Para alterar esta situação, dois Grupos de Trabalho - RNP e Orçamentos - foram retirados da relação de GT's. A RNP continua sendo o projeto responsável pela implantação do backbone do MCT, recebendo todo o apoio necessário do Comitê Gestor; e no que diz respeito a Orçamentos, não ficou claro em que seria efetivamente útil um grupo de trabalho desta natureza, uma vez que já existem órgãos no governo que administram os recursos para a Internet.

Por outro lado, dois outros Grupos de Trabalho estão sendo articulados. Um com o Ministério do Trabalho, "Geração e Qualidade de Emprego" e outro com o Ministério das Relações Exteriores chamado "Relações Internacionais" . Provavelmente, até a próxima reunião do Comitê Gestor, estes Grupos de Trabalho já estarão definidos.

Além disto, foi substituído o coordenador do Grupo de Trabalho "Formação de Recursos Humanos" . O atual coordenador é a professora Liane Tarouco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.