O projeto OD4D abre chamada pública para produção de artigos e softwares sobre Dados Abertos


22 ABR 2013



Processos de seleção oferecerão prêmios em dinheiro aos vencedores

Com o objetivo de estimular a produção de material acadêmico e técnico sobre dados abertos, o W3C Brasil no marco do projeto Dados Abertos para o Desenvolvimento (www.od4d.org) convida pesquisadores, especialistas e estudantes para participar de dois processos seletivos para a produção de artigos e softwares livres sobre o tema.

O projeto Dados Abertos para o Desenvolvimento (www.od4d.org) é realizado pelo W3C Brasil e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), financiado pelo Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Canadá (IDRC).

Um dos produtos desse projeto é o portal OD4D (www.od4doorg), que foi lançado em outubro do ano passado e tem sido um importante canal de informação e divulgação de iniciativas sobre o estímulo à produção e manipulação de dados abertos para melhorar a qualidade de políticas públicas da região.

Nesse sentido, o W3C Brasil esclarece o foco das duas chamadas públicas:

Elaboração de Artigos
Com a finalidade de estimular a produção de estudos, pesquisas e discussões acerca do tema Dados Abertos, a primeira chamada pública busca selecionar propostas para “pesquisa e elaboração de artigos” sobre o tema.

A atividade, que é um pré-evento da Conferencia Regional de Datos Abiertos para América Latina y el Caribe (http://confdatosabiertos.uy/) (26 e 27 de junho, em Montevidéu, Uruguai), busca selecionar propostas de material acadêmico relacionado a estudos e pesquisas nas seguintes áreas temáticas:

  1. Macroeconomia dos dados abertos: sobre cadeia econômica dos dados abertos.
  2. Interfaces DataVis: técnicas para interfaces de Visualização de Dados (ou DataVis).
  3. Acessibilidade na Web: melhores práticas que usem dados abertos e acessibilidade na Web.


É importante lembrar que, nesta etapa, não é necessário ter ainda o artigo já pronto, somente a proposta. Os cinco líderes dos classificados para desenvolver seus temas, que escreverem o artigo no prazo de 23 de maio, ganharão a viagem a Montevidéu. Duas equipes serão selecionadas entre essas cinco e receberão um prêmio pela produção do material proposto.

Informações sobre as inscrições estão disponíveis no site da chamada pública (http://www.od4d.org/2013/04/08/chamada-publica-para-(elaboracao-de-artigos/) e no edital http://www.od4d.org/wp-content/uploads/2013/04/Chamada_Publica_Artigos_Dados_Abertos.pdf), que contém as orientações sobre a participação no processo de seleção.

Vale ressaltar ainda que a data limite para inscrição e envio da proposta é o dia 25 de abril.

Concurso “Softwares para Dados Abertos”
Há ainda a oportunidade de participar do concurso “Softwares para Dados Abertos”.

O objetivo dessa proposta é fomentar a melhoria de ferramentas sobre os dados abertos públicos na América Latina e promover a cultura do acesso à informação. O concurso premiará ainda propostas que promovam a disseminação das diretrizes de transparência ativa e a participação social para o desenvolvimento econômico local.

Podem se inscrever pessoas que tenham desenvolvido ferramentas, plataformas, sítios, aplicativos, etc. por meio de softwares livres. Os interessados pelos detalhes do concurso “Softwares para Dados Abertos” devem acessar o site http://www.od4d.org/2013/04/08/concurso-de-software-para-dados-abertos/ e, especialmente, conhecer as especificidades da proposta, no edital que está disponível em http://www.od4d.org/wp-content/uploads/2013/04/Chamada_Publica_Concurso.pdf.

As inscrições para o concurso devem ser realizadas também até o dia 25 de abril.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em http://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr