NETmundial+10: registro de intenção para participar do evento vai até 18 de março


06 MAR 2024



ENGLISH VERSION

Com vagas limitadas, cadastros serão submetidos à moderação. O evento será totalmente gratuito e transmitido
ao vivo pela Internet

O NETmundial+10, evento cujo objetivo é debater os desafios globais para a governança do mundo digital, e que será realizado nos dias 29 e 30 de abril de 2024, em São Paulo, acaba de disponibilizar o registro de intenção aos interessados em participar do evento de forma presencial ou de forma remota (com interação ao vivo), que poderá ser preenchido até 18 de março. O formulário está disponível no site do evento e deverá ser preenchido em inglês.

Assim como ocorreu no NETmundial 2014, o NETmundial+10 terá participantes da academia; sociedade civil; governo, organizações intergovernamentais; setor privado; e da comunidade técnica, todos aprovados de acordo com critérios de diversidade, tais como origem geográfica, multissetorialidade, gênero, entre outros.

“O primeiro NETmundial, realizado em 2014, em São Paulo, foi sucesso absoluto em todo o mundo. O evento contou com infraestrutura de excelência e brindou a comunidade global com debates de alto nível, além de resultados concretos expressos na declaração final do evento, que até hoje é lembrada e citada em diversos outros espaços da governança global da Internet”, ressaltou Hartmut Glaser, Secretário-Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável, entre outras atribuições, por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil.

“O desenvolvimento e disseminação das tecnologias digitais trazem grandes desafios para a governança da Internet. O CGI.br tem um papel fundamental neste debate. Em 2014, protagonizamos uma importante discussão sobre este tema, com a realização do NETmundial. Em 2024, novos desafios estão colocados diante de um mundo que está se transformando constantemente, com o surgimento da Inteligência Artificial e num cenário em que as pessoas e as coisas (IoT) estão cada vez mais conectadas. É para enfrentar estes desafios que o CGI.br, junto com parceiros internacionais, realizará o NETmundial+10. O evento tem o objetivo de discutir como fortalecer a abordagem multissetorial, premissa essencial para processos decisórios sobre os rumos da Internet e do mundo digital", afirma Renata Mielli, Presidente do NETmundial+10 e Coordenadora do CGI.br.

Os aprovados, tanto para participarem presencialmente como de forma remota, receberão e-mail de confirmação. O evento será gratuito, sendo de responsabilidade do participante os custos com transporte e hospedagem. O NETmundial+10 também terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais do evento.

Sobre o evento
Baseado no NETmundial, realizado há quase uma década no país, o novo evento acontecerá no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo (SP). Com um olhar no futuro da governança do mundo digital, o encontro vai proporcionar um espaço para os atores se encontrarem, discutirem e alcançarem consenso sobre um novo roteiro que possa lidar com os desafios prementes da atualidade, bem como construir coletivamente uma agenda comum, estruturada, de questões prioritárias para a comunidade global, e avançar o multissetorialismo para todas as esferas decisórias e de governança globais relevantes.

A programação completa do NETmundial+10 será divulgada em breve no site oficial do encontro.

Para revisitar o que foi discutido em 2014, quando os participantes definiram princípios e um roteiro para uma Internet livre, aberta e segura, acesse: https://netmundial.br/2014/pt/.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.


Contatos para a Imprensa – NETmundial+10
Weber Shandwick
Paula Boracini - PBoracini@webershandwick.com
Milena Oliveira - MOliveira@webershandwick.com