Mais de 30 especialistas participarão de debates sobre a infraestrutura da Internet durante o IX Fórum 17


30 NOV 2023



Profissionais da Meta, Globo, Nokia, entre outras companhias, conversarão sobre metaverso, IA, construção de data center, e muito mais

A cidade de São Paulo sediará, entre os dias 6 e 7 de dezembro a 17ª edição do IX Fórum, o mais tradicional evento do Brasil que se propõe a estimular discussões sobre a infraestrutura da Internet no país. Realizado no Centro de Convenções Rebouças, o IX Fórum 17 acontece dentro da 13ª Semana de Infraestrutura, promovida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A programação deste ano traz destaques como os painéis “Tecnologia de Construção de Data Center”, com participação de Daniel Sperling (Ascenty), Franciele Nogueira Ferreira Rosa (Scala Datacenters), Peter Preta (Equinix), Philippe Vivia (Elea Digital) e moderação de Oripide Cilento Filho (NIC.br); “Novas tecnologias que impactam a Inclusão Digital na Amazônia”, com Jesaias Arruda (Bemol); e “Infraestrutura no Metaverso”, em que fala Talia Mares (Meta).

Com relação a apresentações sobre tecnologias, vale menção especial para “TVWS - Conclusões do Projeto TV White Space”; “What’s next for Optical?”; e “Impacto da Inteligência Artificial e do Aprendizado de Máquina na óptica de Data Centers. O que aprendemos até agora?”.

Haverá ainda o lançamento, no dia 7/12, a partir das 10h, da TIC Provedores 2022. A pesquisa, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), traz um mapeamento atualizado do setor de provimento à Internet no Brasil.

Além de assistir a discussões aprofundadas, o IX Fórum proporcionará momentos importantes para conexões profissionais. Os já tradicionais “Beer & Gear/Peer” ao final do primeiro dia, e “Happy Hour de encerramento” serão ocasiões para estimular o networking para a comunidade técnica, aliado à descontração.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente para prestigiar o evento presencialmente em ambos os dias. Todos receberão certificado de participação.

Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, basta acessar: https://forum.ix.br.

Anote na Agenda
IX Fórum 17
Datas: 6 e 7 de dezembro (quarta e quinta-feira) de 2023
Endereço: Centro de Convenções Rebouças - Av. Rebouças, 600 - Pinheiros, São Paulo-SP
Inscrição gratuita: https://forum.ix.br
Transmissão online: https://www.youtube.com/NICbrvideos/

Solicitações de imprensa: jornalistas interessados em acompanhar o evento e/ou em solicitar entrevistas com os profissionais do NIC.br e demais painelistas podem entrar em contato com Ana Nascimento, no telefone (11) 98670-6570 ou no e-mail anascimento@webershandwick.com.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Thiago Santiago - Coordenador de Comunicação - santiago@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/